A transformação dos alimentos

Comemos produtos de origem vegetal (alface, batata, arroz, frutas) e animal (leite, manteiga, ovos, carne). Todos eles contêm matéria orgânica. Mas essa matéria orgânica passa por uma série de transformações no estômago e nos intestinos, onde existem líquidos que atacam os alimentos, modificando-os. Confira nas experiências abaixo como atuam alguns deles!

O que acontece no estômago

Material: 2 xícaras pequenas (de cafezinho), leite, clara de ovo, colher de café, vinagre ou suco de limão.

Como fazer: Coloque um pouco de leite numa xícara e uma clara de ovo em outra. Ponha uma colher de vinagre ou suco de limão em cada xícara. Mexa.

O que está acontecendo: O conteúdo do nosso estômago é ácido. Quando vomitamos, sentimos na boca esse gosto azedo. Quando você coloca vinagre (um líquido ácido) nos dois alimentos, pode observar o que acontece no seu estômago. O leite talhou, mas continuou sendo leite. A clara de ovo era líquida, passou a ser sólida, mas continuou sendo clara de ovo. Isso é só o começo da digestão.

No estômago, esses dois alimentos, como muitos outros depois de sofrerem a ação do ácido, são atacados por certas substâncias, os fermentos. Os fermentos são produzidos pelas paredes do estômago e ficam dissolvidos no suco ácido. Agora, sim, o leite e a clara se transformam. As substâncias presentes nesses alimentos foram decompostas pelos fermentos digestivos e se transformaram em substâncias orgânicas mais simples.

Identificando o amido

Material: 1 batata, água, 1 panela, 1 colher de café, 2 xícaras das de café, tintura de iodo, arroz cozido, alface.

Como fazer: Corte uma batata em pedaços e ponha numa panela com um pouco de água. Peça a um adulto que cozinhe a batata durante alguns minutos. Pegue duas xícaras e ponha água até a metade. Coloque na primeira xícara uma colher da água em que a batata foi cozida. Na outra xícara, ponha uma colher de tintutra de iodo. Pingue algumas gotas dessa solução de iodo na xícara com água da batata cozida.

O que está acontecendo: A batata contém uma substância orgânica chamada amido. Para ver se um alimento contém amido, basta fervê-lo e pingar solução de iodo na água da fervura. O líquido ficará azul ou negro se o alimento contiver amido. Veja se há amido no arroz, no açúcar e na alface.

O fermento do cuspe


Material: 2 xícaras, 1 colher de chá, água, água de batata, solução de iodo (ambos do experimento anterior).

Como fazer: Recolha um pouco de sua saliva numa xícara. Complete com água da bica, até chegar ao meio da xícara. Pegue outra xícara e ponha a mesma quantidade de água. Coloque uma colher pequena da água em que você cozinhou a batata nas duas xícaras. Espere uma hora e pingue algumas gotas de solução de iodo nelas.

O que está acontecendo: O amido que estava na água em que a batata ferveu desapareceu quando se misturou com a saliva. O cuspe tem um fermento que decompõe o amido, transformando-o em outra substância. O nosso estômago produz, além desse fermento, um outro tipo que ataca, por exemplo, a carne, que também se decompõe em substâncias orgânicas mais simples.

Depois do estômago vem o intestino delgado. Nele também existem vários fermentos digestivos, alguns produzidos pelo pâncreas. Quase todos os alimentos que comemos são transformados em substâncias orgânicas mais simples, no estômago e no intestino. Depois disso, essas substâncias estão preparadas para entrar em nosso sangue e ir, com ele, para todas as partes do corpo.