Ao chegar em casa, Rex encontrou mesa arrumada e cheiro de comida no ar. Diná havia preparado um almoço especial! Convidou o dinossauro para comer e ainda puxou a cadeira para ele se sentar! Mas o clima de camaradagem durou só até o prato principal ser servido. “Ovo cozido, Diná? E, ainda por cima, com casca?” — reclamou Rex.
Era a deixa que ela esperava! “Quero ver você descascar o ovo sem as mãos!” — desafiou. Rex disse que era impossível! Mas Diná afirmou que conseguia fazer a casca do ovo desaparecer! Se você também quer aprender esse truque, peça para a sua mãe cozinhar um ovo e não retirar a casca. Depois, consiga um pote de vidro com tampa e uma garrafa de vinagre branco.
Então, faça como a Diná: 1. Coloque o ovo dentro do pote de vidro. 2. Encha o frasco com vinagre branco até cobrir o ovo. 3. Tampe o frasco. 4. Observe que várias bolhas surgem na superfície da casca.
— Diná, ainda vejo a casca do ovo inteira! — disse Rex, impaciente. “Calma. Quem tem pressa come cru”, respondeu ela. “Ou melhor, cozido e com casca! Ela só desaparecerá após 24 horas!”
Depois da espera, a surpresa: a casca havia sumido! Mas Diná não estava satisfeita. Para mostrar sua inteligência, ainda deu a explicação química do processo!
“A casca do ovo é composta pelo sal chamado carbonato de cálcio. A substância que forma o vinagre é o ácido acético. A reação entre o carbonato de cálcio e o ácido acético faz a casca desaparecer porque forma acetato de cálcio, um sal solúvel em água. As bolhas formadas na superfície da casca foram produzidas pelo gás dióxido de carbono, que é liberado durante a reação.” Diná ainda mostrou ao dinossauro que o ovo estava intacto por causa da membrana fina e transparente que o protege.
— Se você não tiver entendido, Rex, posso explicar de novo — falou com ironia. Mal-humorado, o dinossauro pegou o ovo, mirou bem e… Adivinha em quem ele foi parar?