O que faz uma planta crescer? Será que planta come? Ah, essa é boa! Mas, se a planta não come, de onde vêm os nutrientes que a fazem crescer?
Essa pergunta já ficou martelando na cabeça de muitos cientistas. E cientista, quando quer responder perguntas, quase sempre, faz experimentos. Só que antes, ele cria uma hipótese, que é uma resposta imaginada para a pergunta, e que vai ser testada com um experimento para saber se é verdadeira ou não. Vem ver!
Ilustrações Marcelo Pacheco
A história da pergunta
Há muitos e muitos anos, por volta de 1600, um botânico belga, chamado Jean Baptiste van Helmont, se perguntou o que fazia uma planta crescer. A hipótese dele era de que a planta retirava seus nutrientes da terra. E o que ele fez? Foi testar a hipótese com um experimento.
Ele colocou, num vaso, 90 quilos de terra bem seca. Em seguida, pesou o vaso com a terra e obteve 90,72 quilos na balança. Então, plantou no vaso uma muda de salgueiro, que pesava 2,27 quilos. Durante cinco anos, ele regou a planta com água da chuva e mais nada. Depois desse tempo, ele retirou a planta do vaso – ela tinha crescido bastante! –, pesou a planta, o vaso e a terra. O que ele descobriu?