Dona Bromélia, aceita um café?

Ilustração Irena Freitas

No verão, com o aumento das chuvas, crescem os casos de dengue e de outras doenças transmitidas por mosquitos. Você sabe por quê? Porque há maior concentração de água parada dentro de latas, potes, garrafas, pneus e até mesmo de plantas! Como é na água parada que a fêmea do mosquito Aedes aegypti, o vetor da dengue, coloca seus ovos, em pouco tempo, eles vão eclodir, as larvas vão sair e logo se transformarão em novos mosquitos.

Para evitar a multiplicação exagerada dos mosquitos, podemos cuidar dos nossos espaços, mantendo latas, potes, garrafas e pneus de cabeça para baixo. Mas, e com as plantas? O que fazer?

As bromélias, por exemplo, não podem ser colocadas de ponta cabeça. No entanto, as chuvas fazem com que elas acumulem água e se transformem em berçários de mosquitos. A solução não precisa ser o inseticida à venda no mercado, pode ser algo simples e natural. Que tal servir para a sua planta um cafezinho? Como assim? Você já vai entender!

A Redação
Experimento adaptado do original publicado na CHC 219

Aves que semeiam

Sabia que algumas aves têm a capacidade de semear? Vamos descobrir quem são elas e como fazem brotar novas plantas!

Quando as mãos falam

Quem quer saber mais sobre a Libras, a Língua Brasileira de Sinais?