Terceiro maior felino do mundo e maior predador do Brasil, a onça-pintada é a rainha das nossas florestas. Mas, infelizmente, seus dias de realeza podem estar contados: ela está cada vez mais ameaçada e pode desaparecer para sempre da Mata Atlântica. Por sorte, porém, existem pesquisadores dispostos a enfrentar uma corrida contra o tempo para salvá-la.

A onça-pintada, terceiro maior felino do mundo, corre risco de desaparecer – e tudo por causa da ação do homem (Foto: Wikimedia Commons / Miguelrangeljr / CC BY-SA 3.0)
Beatriz de Mello Beisiegel, analista ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, explica que as duas maiores ameaças à sobrevivência da onça-pintada são a caça e a destruição dos ambientes naturais onde ela vive.
“A onça é um animal muito caçado, por esporte, por medo ou mesmo como forma de ganhar honra, já que em muitas culturas matar uma onça é sinônimo de força”, explica. “A caça das presas das onças, como porcos-do-mato e veados, também é enorme e diminui sua fonte de alimento. Para piorar, existem poucas áreas grandes o suficiente para preservar esses animais”.
O fim definitivo do felino poderia causar uma verdadeira confusão: sem as onças, as populações dos animais que antes eram suas presas tenderia a aumentar. Como suas presas são herbívoras, ou seja, se alimentam de plantas, isso pode desequilibrar ainda mais a mata. “Toda a ecologia da floresta pode mudar. Os muitos herbívoros irão exigir mais da vegetação. Como ficaria a floresta daqui a 500 anos?”, questiona Beatriz.
Segundo a pesquisadora, são três as linhas de ação principais para salvar as onças. “Temos procurado atuar no controle da caça, no aumento das áreas de preservação das onças e também no estímulo a novos estudos sobre esse animal, pois quanto mais o conhecermos, melhor será possível protegê-lo”, garante.
Outra fera em risco
O leão do oeste da África também está em extinção (Foto: Wikimedia Commons / Domínio público)
A vida não está fácil para a família real da floresta. Na África, outro grande felino também corre risco de extinção: o leão. Philipp Henschel, coordenador de pesquisa do Programa de Sobrevivência do Leão, encontrou leões em apenas quatro das 21 áreas de preservação existentes no oeste do continente. Assim como a onça-pintada, seu desaparecimento pode afetar todo o ecossistema local. “Temos de agir rápido para salvar os leões. Vamos ajudar financeiramente os países para que protejam os leões e suas presas e para que preservem mais áreas em que esses animais ainda existem”, explica.
Vitoria❤️
Amei
Publicado em 17 de junho de 2020
Anna Júlia ??
eu tbm pois essa matéria é minha matéria favorita
Publicado em 16 de março de 2021
eric
gosto de ser criança bom dia das crianças para voces!
Publicado em 9 de outubro de 2020
Anna Júlia ??
bom diaaaaa
Publicado em 16 de março de 2021
Estela Bispo Braz
Boa noite amei
Publicado em 24 de maio de 2021
Italo Fonseca martins
Sou estudante
Publicado em 8 de março de 2021
Anna Júlia ??
eu tbm
Publicado em 16 de março de 2021
Ana Laura
Muito bom adorei fala de dois animais ótimos???
Publicado em 20 de abril de 2021
Rosinete Alves
Qual parte do texto expressa uma opinião?
Publicado em 5 de julho de 2021
Maria Júlia
oi sou do 3 ano a interessante
Publicado em 4 de agosto de 2021