Cobra com perna?!

Talvez você não saiba, mas há alguns milhões de anos as cobras tinham pernas! Isso mesmo: elas não rastejavam como hoje, mas andavam como os lagartos. Para você ter uma ideia, já foram descobertos três fósseis preservados de serpentes com pernas, que comprovam isso.

(Ilustração: Gil).

Recentemente, pesquisadores do Museu de História Natural de Paris resolveram olhar mais de perto para um desses fósseis: o da cobra Eupodophis descouensi. Essa serpente vovó viveu há 95 milhões de anos, onde hoje fica o Líbano, e tinha cerca de 50 centímetros de comprimento.

Fóssil da cobra 'Eupodophis descouensi', que tinha duas pernas e que viveu há 95 milhões de anos (foto: A. Houssaye).

Os cientistas descobriram o seu fóssil há dez anos. Mas, na época, só conseguiram ver uma das pernas do animal, presa ao final de seu corpo. Agora, com o uso de super-raios X eles puderam enxergar uma segunda perninha escondida na pedra.

Essa descoberta vai ajudar os pesquisadores a entender melhor como as cobras perderam as pernas, pois o fóssil mostra justamente um estágio de evolução intermediário, de quando as cobras começaram a perder as pernas.

Detalhe de uma das perninhas da cobra (foto: Mars Turner).

A serpente analisada tinha perninhas herdadas dos seus antepassados lagartos, mas já não tinha pés. Os cientistas acreditam que esta espécie perdeu as pernas porque elas pararam de crescer com o tempo. Incrível, não?

O vídeo mostra o fóssil e a reconstrução em 3D da perna da cobra (crédito: P. Tafforeau/ESRF).

Matéria publicada em 09.02.2011