Esperto pra cachorro

Quem tem cachorro em casa provavelmente já se pegou conversando com o bicho como se ele fosse gente. A situação pode parecer engraçada – afinal, cães não entendem nada do que os humanos dizem. Ou será que entendem? Uma pesquisa feita na Alemanha parece mostrar que eles são mais espertos do que parecem.

O estudo foi liderado pelo psicólogo Michael Tomasello, do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, que testou 58 cães para descobrir se eles eram capazes de diferenciar expressões humanas de nojo e de felicidade. Baseado na cara que seu dono fazia para dois tipos de comida, o cão precisava escolher entre uma caixa com uma salsicha deliciosa e outra com um monte de alho.

Cachorro de óculos

Capazes de reconhecer a expressão de seus donos, os cachorros podem ser mais espertos do que muita gente imagina (Foto: Alvin Trusty / Flickr)

No experimento, o dono do cão escondia a salsicha em uma caixa e o alho em outra, sem o bicho ver. Em seguida, o cachorro era colocado de frente para o dono, que abria a caixa com a salsicha, fazia uma cara feliz e, depois, abria a caixa com alho e fazia uma expressão de nojo. “Nas duas situações, o dono também emitia sons de felicidade ou nojo para ajudar o cão a fazer a escolha certa”, explica Michael.

No fim das contas, mais da metade dos cães escolheu a caixa com a salsicha, o que sugere que eles entendem a opinião do dono sobre a comida que está na caixa. Cinco raças participaram da pesquisa de Michael: labrador, golden retrivier, husky siberiano, pastor alemão e border collie.

Com apenas esse teste, ainda não dá para saber qual é a raça mais esperta, mas novos resultados virão por aí. “Nosso estudo é um dos primeiros desse tipo e faremos outros para descobrir qual raça entende melhor o que o dono quer dizer”, conta o psicólogo.