Histórias para crianças

Os primeiros contos recolhidos pelos irmãos Grimm foram publicados em 1812. A obra chamava-se Histórias das crianças e do lar e apresentava 51 contos. O número cresceu com o tempo e acredita-se que os irmãos Grimm tenham recolhido e registrado cerca de 200 histórias. Os textos publicados por eles logo se espalharam pelo mundo, ganharam outras versões e fascinaram pessoas de diferentes línguas e culturas.

Mas a importância dos irmãos Grimm na literatura não pára por aí! O sucesso dos contos recolhidos por Jacob e Wilhelm Grimm foi tão grande que incentivou outros pesquisadores a também preservarem as histórias de seu povo. Assim, muitos estudiosos de todo o mundo saíram à procura de contos populares para registrá-los em texto.

Nos contos escritos pelos irmãos Grimm, sempre há uma mensagem positiva que se pode tirar das aventuras dos heróis e do castigo dos vilões! Dizem até que bruxas, monstros, lobos e dragões usados nas histórias serviam como um alerta para as crianças afastarem-se de estranhos e obedecerem aos pais, por exemplo.

De qualquer modo, as histórias dos irmãos Grimm defendem valores como a bondade, o trabalho e a verdade. Em seus contos, as pessoas bondosas são premiadas e as maldosas são castigadas. Não é sempre que isso acontece na vida real, mas na fantasia dos irmãos Grimm quem merece sempre ganha um final feliz. Quer ver um exemplo? A primeira versão do conto Chapeuzinho Vermelho foi registrada em texto em 1697 por Charles Perrault. Nela, Chapeuzinho é castigada por ter desobedecido à mãe e acaba devorada pelo lobo. No século 19, os irmãos Grimm deram outra versão à história: o caçador enche a barriga do lobo de pedras depois de tirar Chapeuzinho e sua avó de lá.

De tão famosas, muitas histórias dos irmãos Grimm ganharam versões de outros autores. Gata Borralheira , por exemplo, apresenta mais de 300 em todo o mundo! Já o conto que hoje conhecemos como A Bela Adormecida , por exemplo, teve antes uma versão dos Grimm chamada Pequena rosa silvestre . Até companhias de dança já criaram um balé contando a história da bela moça que espeta o dedo em uma roda de fiar e cai em sono profundo! Outros contos dos irmãos Grimm também viraram desenhos animados. Nesses casos, algumas histórias foram mudadas e ganharam ainda mais brincadeiras e finais felizes.

E então? Ficou curioso para saber mais sobre a obra dos irmãos Grimm? Não perca tempo, corra até a biblioteca mais próxima e peça um livro deles para ler! Mas não vá tão rápido a ponto de perder a próxima parte deste texto: clique aqui e conheça uma adaptação de um dos contos recolhidos por Jacob e Wilhelm Grimm!