Prato indígena à mesa: mingau de banana madura

Para fazer uma porção suficiente para duas pessoas, descasque três bananas pacovã (também conhecida como banana-da-terra) maduras com uma faca sem ponta e corte em bandas. Com a ajuda de um adulto, coloque na água para cozinhar. À medida que a banana for cozinhando, retire as sementes e fiapos. Os índios do Alto Rio Negro costumam fazer isso com o maçarico — utensílio de madeira do tamanho de uma colher de pau produzido a partir de um galho fino de árvore, com três ou mais ramificações —, mas você pode utilizar um garfo.

Enquanto o mingau cozinha, mexa sempre para dissolver a banana e dar uma consistência pastosa à comida. Quando ferver bem e a banana já estiver mole e dissolvida, o mingau estará pronto.

Caso tenha farinha de tapioca em casa, você pode adicioná-la na receita. Neste caso, antes de a banana ficar mole, ponha dois punhados de farinha na panela e deixe cozinhar. Lembre-se: prepare esta receita com a ajuda de um adulto e… Bom apetite!

Adaptado do livro Comidas tradicionais indígenas do Alto Rio Negro, de Luiza Garnelo e Gilda Barreto Baré. Receita original de Albertina da Silva Barreto, indígena da etnia Baré.

Leia o texto Na cozinha com os índios para saber mais sobre a alimentação indígena.