Cuidar do meio ambiente deve ser uma preocupação de todos nós. Afinal, é nossa tarefa preservar o planeta em que vivemos. Foi justamente pensando nisso que alunos do Colégio Positivo Júnior, em Curitiba, criaram um projeto chamado SA-COLA, cujo objetivo é produzir sacolas amigas do meio ambiente.
A ideia surgiu quando os estudantes notaram que a cola branca, depois de manuseada, forma uma película flexível e resistente que poderia ser usada como matéria prima para construir sacolas.
“A escolha dos materiais teve como critério o fato de não poluírem o ambiente e nem causarem danos à vida de animais marinhos”, explicam Adriana Guetter e Matheus Padilha, de 15 anos, autores do projeto SA-COLA. Enquanto o saco plástico demora centenas de anos para se decompor no meio ambiente, a sacola feita de cola já começa a desaparecer em alguns dias.
Quanto ao processo de fabricação, os alunos afirmam que o da sacola de cola também foi mais ecológico, pois não liberou nenhum tipo de gás. Para fazer a SA-COLA, foram usados somente uma tábua de vidro, cola não tóxica, impermeabilizante também atóxico, pincel e ferro elétrico. Depois de criarem a película com a cola, os alunos usaram o ferro para esticá-la e dar o formato correto. A sacola de cola estava prontinha!
Por enquanto, o produto não é fabricado em grande escala – precisa ainda ser melhorado. Seria interessante fazer estudos para checar, por exemplo, se a nova sacola seria mesmo melhor para a natureza. De qualquer forma, a iniciativa é um bom exemplo de como jovens criativos podem ajudar a criar soluções para problemas ambientais. E você, também tem uma ideia para colocar em prática?