Criança também tem vez na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Um exemplo são as 90 crianças do projeto +Criança na Rio+20, da Fundação Xuxa Meneghel. Elas estão no Rio de Janeiro trabalhando com muita dedicação na preparação de um documento para toda a sociedade: a Carta das Crianças para a Terra.
Esta carta – que será entregue amanhã no espaço Humanidade 2012 – conterá a opinião e as propostas das crianças para a construção de uma vida mais sustentável. Angelica Goulart, diretora executiva da Fundação Xuxa Meneghel, explica que o objetivo do projeto é garantir a participação das crianças: “essa participação inclui que elas tenham voz e que essa voz seja valorizada e considerada pela sociedade como um todo”.
Vindos de vários estados brasileiros, os participantes do projeto fizeram um levantamento dos problemas nos lugares onde moram e, levando em conta os temas presentes na Carta da Terra, pensaram em propostas para serem discutidas no Rio de Janeiro. Um exemplo é a preocupação trazida por Igor Mateus Brioc, que tem 12 anos e veio lá de Pontão, no Rio Grande do Sul: ele se preocupa com o uso de agrotóxicos nas plantações.
No Rio, junto com crianças de outras comunidades brasileiras, ele participa de debates, troca experiências e discute a criação da carta. Para ajudá-los neste processo, foram programadas várias atividades durante a Rio+20, como rodas de diálogo, visitas aos espaços da conferência, fóruns, atividades culturais, oficinas e até brincadeiras e atividades de lazer.
“É bom a gente participar porque nunca é tarde para a gente mudar o mundo”, diz Kênia Souto, que tem 12 anos e é de Corumbá, Mato Grosso do Sul. Depois que o projeto acabar, ela acha importante fazer palestras e falar do que aconteceu na Rio+20 para as outras pessoas, porque acredita que isso pode ajudar a melhorar o mundo.
“No futuro, a ideia é construir uma rede nacional chamada +Criança, onde as crianças vão fazer propostas e estimular outras crianças a participar”, conta Angelica. Para acompanhar as atividades do +Criança na Rio+20, você pode acessar o blogue do projeto.