Acontece muito: uma pessoa está falando ao celular e, no meio da conversa, precisa entrar no elevador. Então… a ligação para de funcionar! O mesmo ocorre em estações de metrô, túneis e outros locais fechados. Você sabe por quê? Foi exatamente essa a pergunta da leitora Flavia Luisa.
Para respondê-la, conversei com o engenheiro Antonio Carlos Moreirão de Queiroz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Ele explicou que o elevador é uma caixa fechada formada por placas de metal que impedem a passagem do sinal de celular. Em áreas onde há rochas espessas no caminho do sinal, como em túneis, as chances de o sinal cair também são grandes.
“Quando estamos nesses lugares, o sinal que vem de torres de telefonia distantes pode não conseguir entrar”, explica Antonio Carlos. Quanto mais perto estivermos de uma torre, melhor o aparelho funcionará – então, por exemplo, em um prédio ao lado de uma torre, o celular pode funcionar mesmo no elevador.
Para solucionar o problema, poderíamos construir elevadores com outros materiais, tão resistentes quanto o metal, mas que não impedissem a entrada dos sinais de celulares. “Outra solução seria fazer buracos na estrutura do elevador, para que o sinal conseguisse entrar”, esclarece o engenheiro. E você, tem alguma ideia?