Não tem quem não ache engraçado um papagaio que repete tudo o que alguém fala – eles são uma atração especial em passeios a qualquer zoológico. Aliás, deve ter sido em uma dessas visitas que nossos leitores do 3º ano C do Colégio Objetivo, de Santos, São Paulo, repararam que nem todas as aves costumam “falar” como os papagaios. Mas existem outros pássaros faladeiros por aí?
Conversamos com o biólogo Ivan Sazima, do Museu de Zoologia da Universidade Estadual de Campinas, e ele disse que, além dos papagaios, existem várias aves que imitam a voz humana. “Os corvos, as cacatuas e os estorninhos são os exemplos mais conhecidos”, conta. Outro bicho curioso é a ave-lira, que consegue não só imitar a voz humana, mas até o som uma buzina de automóvel!
“Algumas aves costumam reproduzir sons que ouvem no ambiente onde vivem. Elas fazem isso através de uma estrutura chamada siringe, mais ou menos equivalente às cordas vocais dos humanos”, explica Ivan. “Assim, aves que moram em cativeiro e que têm contato com as pessoas tendem a imitar a voz humana.”
Mas essa não é a única razão para alguns pássaros falarem por aí. O biólogo acrescenta que papagaios e corvos, entre outras espécies, são aves inteligentes, capazes de estabelecer relações de causa e efeito. Se eles percebem que, imitando determinados sons, conseguem alguma recompensa, tratam de repetir o feito. Resumindo: se, a cada “dá o pé louro”, o seu papagaio ganhar um carinho na cabeça, ele vai repetir sempre que quiser.
Mainás também fazem esse tipo de raciocínio e só não falam a nossa língua porque vivem nas florestas. Já pensou que loucura uma conversa de todas essas aves faladeiras juntas?