Estamos sozinhos no universo?

Não se deixe enganar pelos filmes de ETs. Pelo menos até agora, só se tem notícia de um planeta que abrigue a vida como a conhecemos: a Terra! Mas por que seríamos privilegiados? A leitora Letícia Abreu escreveu para a redação com essa dúvida, e fui logo investigar.

ets

(Ilustração: Mariana Massarani)

Como sempre, comecei minha pesquisa pelo acervo da CHC e, por sorte, vi que o geofísico Eder Cassola Molina, da Universidade de São Paulo, já tinha falado exatamente sobre isso na edição 184. Ele explicou que a Terra reúne todas as condições básicas para a vida, uma combinação nada fácil de existir.

Em primeiro lugar, o nosso planeta possui substâncias ricas em carbono, um elemento químico fundamental para a composição da vida. Além disso, a temperatura por aqui está sempre abaixo de 120 graus Celsius e não varia muito – graças ao tamanho do planeta, à sua distância do Sol e ao seu movimento de rotação. A estabilidade da temperatura, por sua vez, é fundamental para garantir a presença de água em estado líquido, outra condição básica para vida.

De todos os planetas do Sistema Solar, só a Terra apresenta essas características consideradas fundamentais para o surgimento de seres vivos. Mas não é impossível que existam outros corpos celestes com condições bastante semelhantes. Algumas pesquisas já mostraram, por exemplo, que há, em alguns grandes satélites, elementos parecidos com os que originaram a vida em nosso planeta. Quem sabe o que poderemos descobrir se continuarmos procurando por aí?