Todo dia você olha para o Sol, mas ainda tem curiosidades sobre ele? Pois saiba que não é o único. A professora Lenita Martins do Nascimento e seus alunos de São Carlos (SP) me enviaram uma pergunta bem legal: o Sol faz parte de alguma constelação?
Segundo o astrônomo Wailã de Souza Cruz, do Planetário do Rio de Janeiro, o Sol não faz parte de nenhuma constelação. Ele é uma estrela solitária, mas não fica o tempo todo sozinho: durante o ano, faz visitas a algumas constelações. “O Sol não se movimenta em órbita como os planetas, mas, tomando como ponto de vista a Terra, temos a impressão de que ele percorre 13 constelações durante o período de um ano”, explica Wailã.
As constelações são grupos de estrelas e todo o céu está dividido em 88 delas, reconhecidas pela União Astronômica Internacional. Das 13 constelações a que o Sol faz uma visitinha, 12 são chamadas de constelações do zodíaco – as mesmas que dão nome aos signos, como Leão, Touro, Capricórnio, Gêmeos…
A décima terceira constelação é Ofiúco. Os gregos, que primeiro identificaram essa constelação, viam no desenho das estrelas o deus da medicina Asclépio segurando uma serpente. Que imaginação!
Wailã diz também que os antigos mesopotâmicos foram os primeiros a olhar para as estrelas e ver constelações. “Há cerca de 5.000 anos, eles tiveram a ideia de reunir as estrelas em grupos e dar origens às primeiras constelações.”
Nessa época, os homens usavam as estrelas, inclusive o Sol, para orientar suas viagens e marcar as estações do ano. “O Sol era um astro importante na marcação, por isso as primeiras constelações a serem criadas foram quatro das zodiacais”, conta o astrônomo.
Depois dos mesopotâmicos, muitos outros povos, como os gregos, foram criando novas constelações e histórias ligadas a elas. Você sabe o nome de alguma?