Fungos em crescimento

Há condições que são mais favoráveis para o crescimento dos fungos. Desafiamos você a identificar quais são fazendo este experimento! Pronto para colocar as mãos na massa e, na prática, os seus conhecimentos?!

1. Ponha uma colher de mingau de amido de milho quente num copo plástico. Vede-o imediatamente com plástico. Cole nele uma etiqueta com o número um.

2. Em outro copo, coloque uma colher de mingau de amido de milho, mas, desta vez, deixe-o esfriar antes de pôr a tampa. Cole uma etiqueta com o número dois no copo.

3. Num terceiro copo, coloque uma colher de mingau de amido de milho, espere-o esfriar. Não tampe. Cole uma etiqueta com o número três e guarde-o na geladeira.

4. Ponha, no quarto copo, um colher de mingau, deixe-o destampado e fora da geladeira. Coloque nele uma etiqueta com o número 4.

Feito isso, dê os seu palpite: em qual ordem de copos você acredita que os fungos aparecerão (por exemplo, primeiro no copo 3, a seguir, no 4 etc.)? Por quê? A seguir, fique de olho nos copos por uma semana. Registre, num quadro, o dia em que o fungo surgir, seu tamanho, sua localização etc. Ao fim de sete dias, responda: suas previsões se confirmaram? Se não, tente explicar o que ocorreu!

Resultado:
Os fungos surgem na seguinte ordem: 1º – frasco nº 4. 2º – frasco nº 2. 3º – frasco nº 1. 4º – frasco nº 3. Dependendo da umidade e da temperatura do ar dentro da geladeira, porém, o frasco nº 3 pode ter fungos antes do frasco nº 1. Note que as baixas temperaturas e o isolamento do ar foram os elementos que favoreceram a conservação do mingau, enquanto a falta de refrigeração e o contato com o ar incentivaram o rápido desenvolvimento de fungos.

Sugestão:
refaça o experimento, colocando canela no mingau ou um dos copos no freezer. No primeiro caso, você verificará que o mingau irá durar por mais tempo e, no segundo, que ele nunca estragará!