Adoro verão! Muito sol, calor, tudo de bom… O problema é quando chove. No verão, quando chove, chove para valer, já reparou? Às vezes, chega até a cair granizo – pequenas pedrinhas de gelo que fazem uma barulheira danada ao se chocarem com as janelas ou com os carros.
Curiosa com o fenômeno, a leitora Ludimila Correia nos perguntou por que em alguns lugares chove granizo. E eu fui procurar a resposta…
Quem me ajudou foi o físico Waldenio Almeida, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Ele me explicou que as pequenas gotas de água presentes nas nuvens congelam se a temperatura lá em cima estiver muito baixa. Essas gotinhas congeladas vão crescendo aos poucos, até ficarem mais pesadas do que o ar e caírem.
Até aí, tudo normal. Mas, se as tais gotas congeladas de ar ficam impedidas de cair pela ação de fortes correntes de ar, passam novamente pelas nuvens, juntando mais gotículas de água congelada. Ou seja, continuam a crescer e crescer, até ficarem bem maiores e caírem em forma de granizo.
No vídeo abaixo, entenda melhor o fenômeno:
Algumas regiões têm condições atmosféricas mais favoráveis que outras para a formação de chuva de granizo. O fenômeno é menos frequente em áreas de litoral ou em áreas onde há maior concentração de aerossóis – pequenas partículas de poeira, fumaça, poluentes ou outras substâncias que ficam suspensas no ar. Nesses locais, é mais comum chover… água mesmo!