Personagens de vários filmes de terror, os morcegos têm fama de maus e assustam muita gente. Mas você sabia que esses animais não ameaçam os seres humanos e que ainda são muito amigos da natureza? A pedido da leitora Catarina Elias Fornazieri, que tem nove anos e mora em José Bonifácio, São Paulo, reunimos aqui algumas das informações que a CHC já publicou sobre esses bichos tão incompreendidos!
Na CHC 32, por exemplo, você vai descobrir que, como todos os mamíferos, o morcego tem o corpo coberto de pelos e amamenta seus filhotes. Porém, ele tem uma característica exclusiva – a capacidade de voar. Outras peculiaridades é que são animais noturnos, que dormem pendurados de cabeça para baixo e que, embora não sejam cegos, se localizam com a ajuda do sonar.
A maior parte dos morcegos é pequena. O morceguinho-marrom, por exemplo, pesa apenas quatro gramas e é o menor mamífero brasileiro. As maiores espécies pesam cerca de 200 gramas. Porém, uma coisa é certa: durante o voo, eles parecem bem maiores. Alguns morcegos podem medir, da ponta de uma asa à outra, cerca de um metro.
Apenas três espécies de morcegos se alimentam de sangue. Mas ninguém precisa se assustar pensando em vampiros! Eles procuram mesmo é o sangue de outros animais, como bois. Ao encontrar a presa, usam os dentes incisivos para remover uma pequena porção de pele, por onde vai jorrar o sangue. Depois, ficam tranquilamente lambendo o líquido quentinho e gostoso – para o gosto dos morcegos, claro.
Outras espécies se alimentam de insetos, que capturam em pleno voo, ou de frutas e néctar das flores. Há também os morcegos carnívoros, menos comuns, que têm em sua dieta pererecas, lagartos, pássaros, peixes, ratos e até outros morcegos. A CHC 106 publicou um texto bem legal sobre a alimentação desses bichos e como eles contribuem para a regeneração das florestas e a distribuição de várias plantas.
Na CHC 151, você encontra perguntas e respostas rápidas sobre o que fazer se um morcego entrar em sua casa, por exemplo, ou sobre as doenças que esses animais podem transmitir. Já na edição 170, você vai conhecer morcegos pré-históricos de até 60 milhões de anos! Depois de tanta informação, você vai se sentir até amigo desses bichos…