A internauta Nicoly de Moraes quer saber qual é a origem da internet e eu, que não sou nada bobo, fui logo perguntar ao matemático Arnaldo Mandel, da Universidade de São Paulo.
Ele explicou que a internet foi criada pelo governo americano na década de 1960 e era chamada de arpanet (em português, a sigla ARPA quer dizer Agência de Pesquisa em Projetos Avançados). “Na época, só o governo americano e algumas universidades tinham acesso à rede”, conta.
Segundo Arnaldo, a internet foi desenvolvida porque o governo americano queria um sistema de comunicação que pudesse resistir ao bombardeio durante uma guerra. “Além disso, os pesquisadores envolvidos já imaginavam usos para essa rede parecidos com o que temos hoje”, completa o pesquisador.
Quando foi criada, a arpanet envolvia poucos computadores, que apenas trocavam informações e e-mails. Já em 1980, outras empresas formaram suas próprias redes e se comunicaram entre si, formando uma rede de redes – o que, aliás, é o significado do termo “internet”!