Muita gente já ouviu por aí que cachorros veem tudo em preto e branco. Essa história deixou a leitora Ana Laura com a pulga atrás da orelha e, por isso, ela me perguntou: é verdade mesmo?
Não. Os cachorros podem enxergar cores, embora não tantas quanto nós – eles veem apenas tonalidades de azul e amarelo, além dos tons de cinza.
Segundo o veterinário Gentil Ferreira Gonçalves, da Universidade Federal da Fronteira Sul, isso acontece porque os cães possuem mais bastonetes (estruturas dos olhos responsáveis por captar as variações do cinza) do que cones (responsáveis por captar as cores). “Os seres humanos possuem cones de vários tamanhos, mas os cachorros só têm dois tipos, referentes às cores azul e amarela”, conta.
Enquanto a visão humana é adaptada para o dia e, por isso, é sensível a tantas cores, a visão dos cães é adaptada para a noite, já que seus antepassados eram predadores que caçavam na escuridão.
Outra característica da visão dos cachorros é que eles têm dificuldade de enxergar com nitidez objetos que estão muito perto ou muito de longe.
Enfim, pode ser que os cães não enxerguem o mundo da mesma forma que a gente, mas ganham muitos pontos em outros sentidos: seu olfato e audição são apuradíssimos!
E, se você gosta mesmo é de gatos, saiba que a CHC também já explicou como funciona a visão dos nossos amados felinos!