Meu avô tinha um radinho de pilha onde ouvia todos os jogos do time dele, o saudoso Abelhudo Futebol Clube. Nas partidas mais importantes, lá estava o aparelho trazendo a voz do narrador até nossa casa. Entre um chiado aqui e outro ali, torcíamos sempre com paixão!
Hoje, meu avô acompanha os jogos pela internet, mas ainda guarda o radinho de pilha como recordação. Decidi pegá-lo emprestado e fazer um experimento curioso. Quer saber como?
Você vai precisar de:
– um radinho de pilha;
– uma caixa de sapato;
– uma caixa de leite vazia;
– uma folha de papel alumínio.
Primeiro, certifique-se de que o radinho de pilha está funcionando normalmente. Está tocando aquela música bem bacana? Legal. Então, coloque-o dentro da caixa de sapatos. O que aconteceu? Ele continua funcionando normalmente?
Agora, retire o radinho da caixa de sapatos e coloque-o na caixinha de leite. Não custa lembrar que a caixa deve estar limpa e bem sequinha, afinal, não queremos estragar o aparelho. Feche a caixa e ouça com atenção. Notou alguma diferença?
Por fim, retire o radinho da caixa de leite e, ainda ligado, embrulhe-o em papel alumínio. O que aconteceu?
Se você quiser, pode tentar repetir a experiência com um celular. Coloque o aparelho nas caixas ou no papel alumínio e tente ligar para ele. Conte nos comentários o que você observou!