Você sabe onde ficam expostas as obras de arte? Se respondeu galerias e museus, acertou, mas saiba que uma caverna localizada em Abri Castanet, na França, também pode servir para guardar obras primas. Lá, pesquisadores encontraram uma rocha com desenhos feitos há 37 mil anos – são as obras de arte mais antigas já encontradas.
Segundo a arqueóloga Raphaëlle Bourrillon, os desenhos ilustravam animais e partes do corpo humano. “As imagens foram pintadas e esculpidas no teto da caverna, que já havia caído quando o local foi descoberto”, conta. A rocha que formava o teto pesava tanto quanto um carro e a equipe precisou quebrá-la em pequenos pedaços para ter acesso às ilustrações.
Depois de muita pesquisa, os cientistas descobriram que os autores dos desenhos são os aurignacian, ancestrais humanos que habitavam a caverna na época. Ainda não se sabe que ferramentas eles usaram, mas já foi possível identificar que as partes da imagem que parecem ter sido pintadas com tinta vermelha são, na verdade, produto do contato com minerais do solo da caverna após a queda do teto.
Até então, os desenhos considerados os mais antigos do mundo haviam sido feitos também pelos aurignacian, só que há 32.500 anos em outra caverna da França. “Essas imagens eram mais elaboradas do que as que encontramos e, com isso, é possível perceber que a arte pré-histórica tinha diferentes estilos”, diz Raphaëlle.