Vírus, bactérias e fungos só podem ser vistos com poderosos microscópios. Mas, embora muito pequenos, esses microrganismos podem causar doenças muito graves em humanos. Você não vai gostar de saber, mas cerca de 10 milhões de pessoas morrem a cada ano por vírus, bactérias ou fungos que pegaram de outros animais. Triste, não é?
O novo coronavírus é um exemplo disso. Ele provavelmente passou de outro animal para um humano, provocando uma doença nova, que afeta principalmente os pulmões, mas também outros órgãos, e que foi chamada covid-19. Essa doença foi passando de um humano para outro e para outro e para outro… e assim se espalhou pelo mundo todo. E quando uma doença se espalha mundialmente dizemos que estamos numa pandemia.
Quando se tem uma pandemia, é preciso agir depressa para: identificar os sintomas da doença, as formas de contágio, a origem do microrganismo causador da doença e juntar todas essas informações para tentar desenvolver medicamentos (que controlam) e vacinas (que previnem) a doença.
Conseguir dar contar de tudo isso é tarefa para os cientistas – que são super-heróis de verdade! Mas não é nada fácil… O ideal seria que os vírus (e outros microrganismos) não passassem de outros animais para os humanos. Mas somos nós, humanos, que ultrapassamos barreiras naturais e, sem perceber, nos arriscamos a pegar doenças de outros animais. Não entendeu? Vamos explicar!
Animais domésticos e silvestres carregam com eles – poderíamos até dizer que eles hospedam – uma quantidade enorme de microrganismos. E o que o microrganismo quer? Viver e se reproduzir! Logo, para o microrganismo não é interessante que seu hospedeiro morra, porque, assim, ele, o microrganismo, morre também. Então, urubus, vacas, morcegos, sapos e outros animais convivem em equilíbrio – sem ficar doentes – com os microrganismos que hospedam. O problema surge quando um microrganismo, que não provoca mal algum a um determinado animal que é seu hospedeiro, passa deste para um humano. Aí, pode apostar que houve uma quebra de barreira entre as espécies.
Mas que barreira? Bom… a principal barreira entre diferentes espécies é a física, isto é, uma espécie, em vez de conviver somente com a sua espécie, passa a se misturar com outras espécies. Nessa aproximação física, uma espécie pode ter contato com o microrganismo que habita outra espécie e desenvolver alguma doença, grave ou não.
Outra barreira é a resistência do nosso organismo. Veja: o nosso corpo geralmente consegue se defender de microrganismos que o invadem. Além disso, a maior parte dos microrganismos de uma espécie não costuma se adaptar bem em outra e acaba morrendo sem provocar qualquer problema. Mas… pode acontecer de um microrganismo de uma espécie passar para outra e provocar uma doença sim, seja ela grave ou não.
A gente acha que o microrganismo é malvado por passar de outro animal para um humano, mas vamos pensar bem… Quem provocou essa aproximação? Quem quebrou a barreira física e se arriscou a ter a barreira da resistência do organismo quebrada também?
Essas barreiras costumam ser rompidas por ações humanas. Isso ocorre quando invadimos áreas onde outras espécies animais vivem. Por exemplo, quando desmatamos áreas naturais conservadas para construir casas, prédios, estradas e explorar ouro, assim como outros minerais.
Também rompemos barreiras quando aumentamos o contato com animais silvestres durante a caça e quando comemos a carne desses animais, que não é controlada para doenças pelo serviço de inspeção veterinária, desde sua criação até venda.
Podemos romper barreiras também quando retiramos animais da natureza para criar em casa, como animais de estimação, o que é ilegal no Brasil. Nesses casos, temos grande chance de contato com fezes, saliva, urina, carne e sangue de animais que podem conter microrganismos que nos façam mal. Também aumentamos as chances de que transmissores (também chamados vetores) como mosquitos, carrapatos e barbeiros nos transmitam esses microrganismos a partir dos animais silvestres.
Quando a Amazônia ou outro ambiente natural é desmatado aumentam as chances de um microrganismo causador de doença nos atingir. Para se ter uma ideia, apenas nos três primeiros meses de 2020, o desmatamento na Amazônia foi de 796 quilômetros quadrados. É difícil até de imaginar, mas isso corresponde a 80 mil campos de futebol.
Com esse grande aumento no desmatamento, imagine o risco que corremos? Somado a isso, quando viajamos de uma região para outra, podemos espalhar uma doença conhecida ou nova para regiões onde a mesma não ocorre. Esse é o caso da atual pandemia de coronavírus, que saiu da Ásia para os demais continentes levada por viajantes.
O tráfico (comércio ilegal) de animais silvestres também é perigoso, porque, além de ameaçar as espécies, ajuda a disseminar doenças. Milhares de animais são retirados anualmente da natureza no Brasil para serem comercializados. De cada dez animais que são apreendidos pela fiscalização, oito são aves, especialmente papagaios, periquitos e araras pertencentes à família dos psitacídeos. E aves silvestres podem ser fonte de muitas doenças, como a clamidiose, que é uma pneumonia grave causada por uma bactéria transmitida por psitacídeos.
Depois de tanta informação, você pode estar pensando que o melhor mesmo é ficar longe da natureza. Pelo contrário! Para proteger, precisamos frequentar, conhecer, apreciar os ambientes naturais e suas plantas e animais. Nós, humanos, dependemos desses ambientes para obter remédios, alimentos, água, oxigênio e muitos outros recursos, simplesmente porque fazemos parte da natureza.
Ambientes conservados, com equilíbrio bem mantido entre os organismos que ali habitam, são a garantia de um futuro seguro para a humanidade. Para que isso ocorra, nós precisamos aprender como utilizar seus valiosos recursos, sem destruir o ambiente e nos colocar em risco.
Um dos animais mais ameaçados de extinção no mundo é o pangolim (um mamífero de origem asiática e africana), considerado com uma provável fonte do coronavírus SARS-CoV-2, causador da covid-19 para humanos. Esses animais são traficados, na China e na África, para consumo de sua carne na China. Não se sabe ao certo a maneira como esse vírus passou dos pangolins para humanos, mas podemos afirmar que os pangolins não são os responsáveis pela pandemia, mas sim vítimas da caça e do tráfico de animais silvestres.
Helena Godoy Bergallo e
Maria Alice Santos Alves
Departamento de Ecologia
Universidade do Estado do Rio de Janeiro
Walfrido Tomás
Laboratório de Vida Selvagem
Embrapa Pantanal
Matéria publicada em 08.06.2020
bruna teixeira alves
oi
Daniel Sousa Santos
.
Victor
Que legal
ESCOLA CAPITAO NEVES
Bom dia. Somos do 4ª ano A da Escola Capitão Neves juntamente com a prof. Carol. Gostamos do artigo sobre a doença da Covid-19, porque nos fez saber mais sobre o vírus que está provocando contaminação no mundo inteiro, como nos prevenir e a origem da doença. Queremos agradecer pelo artigo e pelas informações sobre o novo Coronavírus.
Valentina Maciel leite cruz
Olá pessoal da chc eu gostei muito da informação do pangolim eu sou aluna do 3 ano e a nossa professora já nos mostrou uma das revistas da chc gostei muito quero que vcs continuem a fazer revistas assim! Um abraço chc e tchau
?????
Vim aqui pela escola;—;
Sla mano
Eu tbm ;_;
Edelweiss teixeira junior
Muito bom. Fácil entendimento. Tocando em diversidade, ecologia, biomas, ambiental, proteção, silvestres e diferenciação com os domésticos
Roberto Pires
Parabéns! Vou enviar aos meus sobrinhos!
Alicia Ivanissevich
Muito esclarecedor este texto. Parabéns!
Marcos Vinicius
Achei muito interessante pois sempre pensei que a origem do covi-19 foi pelo morcego
giovanna cabrera bonomi
Mas é por causa do morcego
Marya Clara
Bem interessante ?
Helena Bergallo
Ainda há dúvidas sobre qual espécie teria passado o coronavírus SARS-COV-2. Inicialmente, achava-se que o pangolim seria a origem. Mais recentemente, estudos mostram que o vírus teve os morcegos como origem, porém passou pelo pangolim como um hospedeiro intermediário até chegar a nós. Enfim, não é fácil identificar esses caminhos da transmissão, mas é muito importante para que possamos evitar futuros contágios.
Marcela Gaspar
Ótimo esclarecimento professora! ????????
Arthur
Oi tudo bem?
Luzia Mamoré
Altamente didático. Linguagem simples e objetiva! Quero usar como texto norteador para Semana do Meio Ambiente. Muito obrigada pelo presente Walfrido!!
Arthur
Eu gostei que ele fala da duensa que acompanha osiclo da vida e é uma doença muinta temida
Maria Alice S. Alves
Embora os animais silvestres possam ser fontes de doenças por abrigarem microrganismos, como por exemplo os belos animais mostrados nas fotos do artigo, não precisamos temê-los, mas sim sim respeitá-los, deixando-os nos ambientes naturais onde vivem, pois aí estão em equilíbrio com outros organismos que com eles convivem.
Enzonaday
legal
Laura Oliveira Leite
achei muito enteresante
Anita
Olá Pessoal da CHC, adorei a informação sobre o Covid-19
Andreza
Olá sou professora da rede municipal de São José SC e estou adorando as matérias dessa revista maravilhosa. Atualidades e fácil entendimento para os alunos é o que faz eu amar essa revista desde a época que ainda eram impressas. Parabéns a equipe que produz e pensa com carinho em nós leitores.
Junior Mendes Poteriko
Oi, meu nome é Junior. Gostaria de falar sobre a revista CHC. Eu já sabia do coronavírus mas eu não sabia do animal que pegou a doença primeiro, o Pangolim.
Vinícius Amaral da Silva
Hj gfyxx
aninha
amei essa repor tagen espero que continuem fazendo isso
Maria Fernanda Oliveira Souza .
Eu amei essa publicação .
Jansen Gabriel Silva Brito
oi pessoal da CHC adorei o assunto amo seus livros meu nome é Jansen sou muito fã de vocês e da Ciência quero mais livros em
kkkkkkkkkk
(infelizmente não tenho e-mail então vou colocar o do meu pai)
ALICIA ANTUNES LOPES
Achei muito interessante e aprendi muito.
Beatriz camillo da rocha
Jjzbdeejejjs
Fábio Rodrigues Filho
Isso é culpa dos humanos que não respeita a natureza e os animais,quando aprendermos isso tudo sera de ferente
Anny
Amei!
Os melhores artigos científicos para crianças sempre! A Chc sempre a melhor amiga dos educadores!
ISABELY ALVES DE ARAUJO
Amei conhecer um pouco mais sobre a natureza, e o covid – 19.
Mateus
legal
Maykon
Muito boa essa reportagem adorei
Dafne Leão garcia
Bem explicado…
kauã vieira da silva
eu gostei e muito legal eu amei de mais
giovanna cabrera bonomi
gostei muito ajudou muito nos meus estudos eu sou criança
giovanna cabrera bonomi
olà pessoal da chc estou agradecida por isso muito obrigada?
Julia Pontes Soares
Oi pessoal da chc , achei muito interessante❤❤❤❤ !
Maria Eduarda Silva Nascimento
Olá.
Eu sou a Maria Eduarda eu achei muito interessante esse artigo gostei muito de saber que os humano podem pegar doenças de animais.
Agora eu me sinto mais informada
Obrigada.
Camila ❤
Achei muito triste e interessante bom eu amei??????❤
eu
vdd
Fernanda
Oi meu nome é Fernanda adorei o texto aprendi muito , gostei muito , aprendi coisas que podem cair em provar ou até mesmo alguém querer saber se animal pode transmitir alguma doença
Isadora
É muito importante para nós é para a e os animais. E eu adorei saber isobre esse texto é muito importante para
Mim. E vou falar para a minha família e vou alertar sobre iso
Jonas daniel
oi
Matheus dos santos carvalho
Achei interessante gostei muito
mariana flor
oi eu sou nova aqui eu não tenho E-mail ?
mariana flor
MAS TO TENTO TER E-MAIL
mariana Nery Chaim Jorge
MEU NOME VERDADEIRO É MARINA NERY
Ana Clara da Cunha Ribeiro
Mauá,06 de julho de 2020
Olá caro editor,
Achei o texto bem interessante!
Porém já sabia que os animais silvestres e domésticos poderiam passar o vírus para os humanos.
Mesmo já sabendo aprendi mais com este assunto
Atenciosamente
Ana Clara da Cunha Ribeiro
E.E.Walt Disney
Professora: Cláudia Velho
mariana Nery
MEU NOME VERDADEIRO É MARINA NERY
Fernanda Souza
Meu nome é Fernanda eu tenho 9 anos e estou no 4º ano.
Achei muito interessante essa parte que o coronavírus foi um animal que transmitiu para os humanos e que começou no continente Asiático, especificamente na China.
Dante Vieira Penteado
Tomara que tudo acabe logo mas pra tudinho acabar precisa respeitar todas as leis de segurança.Não pensei que aquele bicho fofo ia fazer tudo isso.
mariana Nery
verdade acabe logo pra gente continuar como começou
mariana Nery
oi de novo eu to estudando sobre a CHC depois eu volto depois to fazendo a lição
Débora Kemily
oi acho que a turma da chc tudo bem de novo
Roberta Negrini
Olá ,eu gostei muito da notícia de se dia boa noite ?
Ryan Dos Anjos Santos
Cara CHC
Gostei muito da sua notícia pois explica muito bem sobre os animais e como eles podem passar doenças além de explicar que quem causou toda essa pandemia não foram eles mais sim o ser humano com o desmatamento e o tráfico de animais queria que vocês fizessem uma reportagem sobre os principais animais suspeitos de ter passado o Civid 19 para os seres humanos
Aguardo resposta
Nome Ryan Dos Anjos Santos 10 anos
Nicoly Santos de Souza
Cara CHC amei a reportagem pois está falando sobre os animais e como eles podem passar doença para nós,o importante é agente saber que não foi os animais que trouxeram o Covid-19 para o mundo e sim foi os seres humanos eles fizeram tráfico de animais e o desmatamento.
Nicoly Santos de Souza
Cara CHC amei a reportagem pois está falando sobre os animais e como eles podem passar doença para nós,o importante é agente saber que não foi os animais que trouxeram o Covid-19 para o mundo e sim foi os seres humanos eles fizeram tráfico de animais e o desmatamento.Moro em Mauá SP,e estudo na Escola Estadual Walt Disney.
Atenciosamente Nicoly Santos de Souza
mariana Nery Chaim Jorge
eu não sabia que o pangolim era a fonte do coronavirus ??
Raphael Martins Hoffmann
Amei o texto,amo a Chc!
Matheus Henrique de Souza Brito
é verdade todos os animais estão pegando corona víros e tenham cuidado com o corona
mariana flor
ai Matheus é verdade os animais pega o corona e passa pra gente e a vamos ficar no hospital ??
mariana flor
oi turma da chc tudo bem voces conhecem o perípato pode lançar um livro sobre o perípato obrigada , pela atenção
Ágata Luana Freitas
Mauá, 02 de julho de 202o
Olá, CHC
Meu nome é Ágata Luana Freitas, estudo na E.E. Walt Disney e sou do 5 ano,
li a matéria e achei muito interessante que os animais transmitirem doenças e também não
sabia que quando tem um virus mundial acontece uma pandemia,
Em minha opnião, as aulas só deviam voltar em 2021 em vez de voltar em 08 de
setembro de 2020.
Quando eu crescer vou querer ser veterinária para cuidar dos aniamais
e ver quais transmite doenças e por favor publiquem mais notícias assim.
atensiosamente
Ass: Ágata Luana Freitas
Sofia Soares da Mata
Mauá São Paulo data: 2 de julho de 2020
Olá,CHC
Meu nome é Sofia Soares da Mata,tenho 10 anos eu estudo na escola E.E. Walt Disney.
Li a materia publicada e achei que foi muito interessante,eu já sabia que os animais podem transmitir doenças para humanos como a covid-19
Já sabia também que se houver uma gripe mundial se chama PANDEMIA
Eu acho que se as aulas voltassem em 2020 não iria dar muito certo pois iria causar aglomeração e o vírus iria se espalhar e chegaria a 2° fase da covid-19.
Eu acho melhor que nos deveria esperar até 2021.
Gosto muito de animais e talvez eu seja veterinária para ajudar animais que tenha doenças graves,moderada e leve eu tenho certeza que se a gente cuidasse do nosso planeta faríamos um mundo melhor.
Atenciosamente : Sofia Soares da Mata
Luiz Adriano Goos
Mauá, 02 de julho 2020.
Caro editor,
Muito interessante a matéria sobre a transmissão dos vírus pelos animais, é bastante clara e com muita informação. Minha professora passou essa matéria para estudarmos e escrever sobre ela.
Realmente o ser humano quebra barreiras e invade o espaço de animais, além de acabar com o habitat natural deles ainda trazem doenças para toda a população. Sei que as vezes essa invasão é necessária para o desenvolvimento, mas geralmente ela acontece sem ter nenhum cuidado ou até mesmo fiscalização do governo que devia ser o responsável por cuidar do meio ambiente.
Temos que trabalhar todos juntos para que o desenvolvimento aconteça sem prejudicar os animais e a natureza, e assim vamos conseguir controlar essas doenças que vem junto com tudo isso.
Atenciosamente;
Luiz Adriano Goos
E. E. Walt Disney
Prpf. Claudia Velho
Ana Clara Braga Flemig
Mauá, 02 de julho de 2020
Caro editor
Bom,me veio uma dúvida,será 1ue podemos passar doenças para animais?e os animais para gente?
Então eu pesquisei e chequei a conclusão que ,Sim é possível eles passar para gente e os animais também,e também o convid-19 e outras doenças.
Atenciosamente Ana Clara Braga Flemig
E.E Walt Disney
5 ANO F
prof-Claudia Velho
Aline dos Santos Araújo
Mauá, 04 de julho de 2020
Prezado editor
Eu gostei muito da matéria sobre a transmissão de doenças pelos animais,eu também sempre tive essa duvida mas eu se perguntava como eles transmitiam esse vírus.
Eu cheguei a conclusão que sim é possivel que os animais passem alguma doença para a gente pode transmitir quando comemos a carne deles porem pode passar pela saliva,urina,fezes e doenças que eles podem ter .
Anteciosamente,Aline dos santos araújo
Walt disney
5 ano F
Prof° Claúdia velho
Phelipe Junior Lima dos Santos
Mauá,06 de julho de 2020
prezado editor
eu li a matéria sobre o covid-19 que dizia que os animais também podem transmitir e passar doenças e achei interessante que os animais não só os silvestres mais como os de estimação ,podem transmitir outras doenças e não sabia que as aves podem passar doenças também,e oque eu mais tenho identificado é´que os cães,gatos,pássaros que estão no nosso cotidiano podem passa doenças por alguns terem Pulgas,Carrapatos,Barbeiros e etc;ou seja o perigo nesses animais dóceis não por que querem mas podem transmitir infelizmente
Atenciosamente Phelipe Junior Lima dos Santos
Walt Disney
5º ANO F
Profº Cláudia Velho
Julia Stefanny Silva Queiroz
Mauá, 06 de julho de 2020
Caro editor
Eu gostei muito da matéria, pois não sabia que animais domésticos e silvestres podem transmitir a covid-19. É bom saber dessa informação, para cuidarmos melhor dos pets no dia a dia.
Concordo também com a informação sobre o tráfico de animais silvestres, pois isso é prejudicial tanto para os animais, quanto para os seres humanos.
Deixo como sugestão, que vocês dêem dicas de como fazer a higiene correta dos pets para previnir que eles tenham a covid-19.
Atenciosamente.
Julia Stefanny Silva Queiroz
5°ano F
Prof° Cláudia Velho.
Daniel Sousa Santos
materia legal 🙂
Daniel Sousa Santos
esse mural de comentários tá um CAOS.
Marina
Todo dia nos Estamos Unidos por amor e paz em nossos corações
Vitória Regina da Silva
Mauá,7 de julho de 2020
Cara CHC
Meu nome é Vitória Regina da Silva,estudo na E.E.Walt Disney no 5¤F tenho 10 anos.Li a matéria:”Doença de bicho ou de gente?” e achei muito esclarecedor,o assunto tratado.
Eu já sabia que quando uma doença atinge o mundo,é chamada de pandemia, sendo algumas ainda sem vacina como a SARS-COV- 2 (COVID – 19).
Sempre quis saber,de onde veio a origem do vírus (Coronavirus) , que se espalhou mundialmente , deixando milhões contaminados,e milhares mortos.
Gostaria que vocês publicassem,uma notícia sobre: “A conscientização para a população em relação ao vírus”
Atenciosamente
Vitória Regina da Silva
Prof: Claudia Velho
Ana Isabela
Olá equipe da CHC,
Me chamo Ana Isabela,estudo no Colégio Presbiteriano Agnes,tenho 8 anos. Minha professora Mayara comentou hoje sobre a revista e vim conhecer,gostei muitoooo!
Parabéns pela matéria: “Doença de bicho ou de gente?”, achei muito interessante, eu não sabia dessas informações.,agora vou repassar para meus familiares e amigos(as).
Grata,
Ana Isabela
ANA ISABELLA CARDOSO NUNES
OI EU AMEI A AULA ELA É LEGAL E SERIA E BEM IMPORTANTE BEM JÁ VOU INDO AMO VCS VCS É BEM LEGAL CHAU QUERIDOS QUE DEUS TE ABEMSÓE TODOS CHAUUU
ANA ISABELLA CARDOSO NUNES
ATE UM DIA GENTE
LARA VANATT FUZÃO
oi gostei muito, muito interessante.??????
MARIA
MUITO LEGAL MESMO LARA VANATT FUZÃO
LARA VANATT FUZÃO
MUITO LEGAL MESMO LARA VANATT FUZÃO
LARA VANATT FUZÃO
É MUITO FÁCIL DE ENTENDER E É BEM INFORMATIVO GOSTEI MUITO …. PARABÉNS
??????
Ana Clara Gabelon Lopes
Mauá, 9 de julho de 2020
Prezado editor
Eu gostei da matéria sobre COVID- 19. Porque na verdade corona-vírus é o nome de várias
Doença.
E a cada ano 10 milhões de pessoas morrem por bactérias transmitidas por animais e humanos, bom no caso pessoas são animais racionais, e com certeza você já viu na tv as pessoas internadas e com dor. E que um idoso já se recuperou da doença.
Eu achei muito interessante a reportagem, e desse papo que os cientistas são os heróis eu também concordo como se diz: eles trabalham todos os dias, para descobrir a cura e alguns falam que é mentira.
Eu espero que isso passe e tudo ficara bem.
Ana Clara Gabelon Lopes
5º ano F professora Claudia
E.E Walt Disney
Geovanana marques melo.
O texto é muito legal , divertido , chamativo pela as foto dos animais que chama muita atenção das pessoas que lê o texto.
Lívia Godoi lima.
Ola chc
eu adorei, esta é uma das mais legais, tchau
Aninha 6 b
interesante gostei vai ser um resumo bem longo…pra atividade
Lara fortes vital
Tandem aninha 6 b , longo longo!!!longo longo!!!
Izadora Albano pinto
Eu gostei da história muito legal ele perdeu o galinho dele ele perdeu no jardim ele ficou procurando dia à noite o galinho faz kikiki. Ele é branco e amarelo a crista vermelha e bate as asinhas e abre o biquinho
Izadora Albano pinto
Eu gostei muito da história casco em pedaço ele é branco amarelo tem as crista vermelha ele faz click que o seu galo fugiu o homem ficou procurando dia à noite
Yan Miguel
Oi achei enteresante a materia.
OBS:sou um aluno da Bruna Miot que da aula na turma 502 da escola E.M.I.E.MAria de Lourdes Carneiro
kariely da silva de azevedo
eu gostei achei interessante
Adrian de Souza lúcio Bento
É triste saber que, cerca de 10 milhões de pessoas morreram a cada ano por vírus que pegaram de outros animais. Mais triste ainda por que estamos vivendo uma pandemia do novo coronavírus.
Esse artigo foi muito importante pra esclarecer várias dúvidas.
Obs:sou aluno Adrian da professora Bruna Miot da turma 502 da escola Maria de Lourdes carneiro
João Pedro Marchioro Conche
VOU MOSTRAR PARA OS MEUS FAMILIARES EU APRENDI MUITO E TOMARA QUE ESA DOENÇA ACABE
LARA VANATT FUZÃO
VDD JÁ CANSEI DE FICAR EM CASA E DE FICAR USANDO MASCARA, E NO VERÃO A MASCARA VAI ABAFAR MUITO VAI FICAR MUITO MAIS CALOR.??
isabel baldez moura soares
uau! muitaaaas informações legais continuem assim
Caio Tomaz Fortunato
Caio tomaz fortunato
Eu gostei da materia pois estamos passando por uma crise onde muitas pessoas estao morrendo e nao sabem muito sobre esse virus covid 19 gostei .Caio tomaz,turma 502,professora Bruna Miot .E.M.E.I.E.F Maria de Lourdes Carneiro
Gabriel
gostei muito das informações
Samuel
Muito instrutivo
Samuel
Gostei muito ensina bastante
Caio
Este conteúdo é bem útil para se usar fora de casa, quando eu sair de casa vou usar todas essas dicas para me previnir !!!?
Vitor
AMEI muito
Giovanna Bachiao Alves
Eu achei muito interessante , porque agente pode entender como as pessoas e animais podem pegar e passar doenças, e também podemos ficar sabendo de onde elas estão vindo e porque estão vindo!
César Augusto
achei Não sabia que o pangolim que ele era a fonte do corona vírus aliás eu nem sabia que o pangolim existia mas quem iria imaginar que uma doença tá forte vinha de um animal pequeno e também existem vários animais pequenos com doenças poderosas como mosquito da dengue,febre amarela,ratos e agora o pangolim mas e bom tomar cuidado quero dizer e muito muito muito muito muito muito bom tomar cuidado muito bom mesmo.??????
Eliezer da Rosa Santos
e triste saber que ainda o virus ta matando gente e amei o texto tchau
Lúcia Helena Cherezio Legnari
A revista Ciência Hoje para crianças, com esse artigo sobre o Coronavirus surpreendeu, achei de ótimo entendimento, numa linguagem simples e compreensiva, com certeza meus alunos do 4° ano C da EMEF Professora Alice de Campos Silva do município de Mogi Guaçu, vão amar essa leitura,pois me prendeu do início ao fim.
Acredito que vão ter muito para refletir, eu por exemplo gostei do quebrar as barreiras, saber como foi que de certa forma quebramos essa barreira entre o humano e o animal. Estamos nessa situação por causa disso.
Vitor
ACHEI MUITO INTERESSANTE E ESPERIENTE
Isabela
Achei muito interessante gostei muito de saber sobre o pangolim, muito legal e educativo amei muito!! ??
Gabriela Sampaio de Souza ?
Assim eu não gosto que às vezes eu esqueço de fazer a lição e tenho que fazer tudo tarde
Camila ❤
Achei muito interessante ?????❤
Otávio Augusto
Muito enteresante me ajudou muito
Nihaj Henrique
Gostei da matéria, esclarece várias coisas que eu ainda tinha dúvidas sobre o vírus.
Rafael Ribeiro de Oliveira
Prezadas Helena Godoy Bergallo e Maria Alice Santos Alves
Eu achei a matéria muito interessante e eu acho que vocês deveriam continuar falando sobre o corona-vírus conscientizando as pessoas de que isso não acabou.
Rafael,aluno do 3º ano-Colégio Batista Betel-Flamengo,Profª Izabela.
Esther de Carvalho e Silva
Oi, sou aluna do 3 ano da professora Isabela estudo no colegia batista betel gostei muito achei interessante.
Anna Luisa Ferreira de Moura
Queridos escritores da chc gostei muito do texto , acho que vocês deveriam falar um pouco mais sobre a quebra de barreira entre animais e humanos, achei muito interessante e deveriam fazer um artigo sobre o novo coronavirus, e super concordo com o texto . Meu nome é Anna Luisa Ferreira de Moura , estudo no Colégio Batista Betel no 3° ano , com a professora Izabela , beijos tchau.
Sophia Victoria Bomfim
Achei muito legal. Colégio Batista Betel aluna Sophia Victoria Bomfim do 3⁰ ano .Professora Isabela Silva.
Izabella
Ola sou Isabely Vitória do 3 ano da escola Batista Betel aluna da professora izabella gostei bastante mas e muito triste em saber que ainda está matando muitas pessoas
Vinícius Melo Lima
Meu nome é Vinícius. Queria falar sobre uma coisa: eu não esperava saber que um corona vírus tenha criado a COVID-19. E também não nada sobre o corona vírus SARS-cov-2. Então, me respondam. O que é o corona vírus SARS-cov-2? Em março, o pangolim já tinha transmitido a doença na Ásia para o mundo todo. Pena que mais 10.000 pessoas morreram pelo covid e ficamos mais de 100 dias de quarentena. Mas estou feliz aqui.
Vinícius Melo Lima
**E também não sei nada
Isabelle
essa doença é triste demais, quando vamos poder voltar tudo ao normal ? que triste essa coisa que estamos vivendo.. Isabelle Nery 301
LARA Ribeiro Costa
Essa doença parou o mundo, estamos tristes, ñ podemos passear nem estudar na escola…
AAAAAAAAAAAAAAAAAAA
Triste queria que o site não existisse menos uma lição
Mas é bom e informativo
Hater do site
gostei muito desse site, porém prefiro que ele não exista, uma lição a menos pra fazer
Hater do site
Odiei esse site, não serve de nada, além de atrapalhar nossas vidas, tchau e obrigado
Astolfo Cleber de Pai Ausente
Aprendi muito com esse texto, informação pra família toda!
Cleitin com Mãe Ausente
concordo plenamente com o Astolfo
Cleber Junior De Almeida Alves Alves Alves 2
Chaminamina, e e, waka waka e e e. Chaminamina mo na mina, a waka a a
Cleitin com Mãe Ausente
HAKUNA MATATA, É LINDO DIZER hakuna matata, VC VAI ENTENDER!!!!!!!!!!!!!!!!!
Cleber Junior De Almeida Alves Alves Alves 2
OS seus problemas, você deve esqueceeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeer
O cara que tem mae e pai
O seus problemas VC DEVE ESQUECER
Cludin do Leitin
Isso é viver, é aprendeeer
JORGE ALVEDILSON CEREVEDI
HAKUNA MATATATATATTATATTATA
LOfaloufos
Amigo estou aqui
Gabi
Olá chá acho muito legal suas reportagens são criativas tenho 10 anos minha prof costuma trazer suas reportagens para nós e me apaixonei meus parabéns para todos vosseis
Gabi
Olá acho maravilhosos suas reportagens são criativas tenho 10 anos e encantei meus parabéns para todos vosseis
Batatinha
Eu amei e não foi aquele tipo de texto que é chato de ler não esse boa prende e nos faz aprender oque realmente fazer e o princípio do corona vírus
Eu realmente gostei e concertesa vou ler os seus outros textos. Chc
Insta: vulgo_lluuh 1000k?
Achei interessante!! Parabéns pelo conteúdo ?
Mirella Regina Marques da Silva
Eu também ??
joão fernando
nossa que legal muito interesante carambolas ( desculpa pelo palavrão forte)
dog e cat
Essa doença parou o mundo, estamos tristes, não podemos passear, nem estudar na escola.Nos duas estamos trites
Luma.vasconcelosdefarias
Olá chc eu gostei muito da sua matéria da covid 19 eu passei perto de pegar, mas foi muito legal ver sobre a covid eu amo animais th