Ondas para surfar, água boa para mergulhar, piscinas naturais, baleias que fazem visitas, baías para pescar, margens povoadas de florestas de mangue, costões rochosos com suas tocas misteriosas, ilhas (centenas de ilhas!) que pipocam por entre os tons de azul da água do mar… Essas são algumas das belezas apreciadas por quem vive ou visita o litoral brasileiro. Mas, vamos pensar juntos: mar não significa só turismo e diversão, mar também produz alimento, matéria-prima, transporte e até energia!
O Brasil tem a sorte de contar com recursos marinhos renováveis e não renováveis. Os recursos não renováveis, como o nome já indica, acabam e a natureza não vai mais repor – é o caso do petróleo, por exemplo. Mas, aqui, vamos dar uma atenção especial aos recursos renováveis! Estes têm o potencial de estar sempre disponíveis, desde que explorados sustentavelmente, ou seja, de forma consciente. Eles são subdivididos em vivos ou não extrativos.
Os recursos renováveis vivos são derivados da pesca, o que inclui peixes, captura de caranguejos nos manguezais e de lagostas nos recifes de coral. Só no Brasil, há cerca de 1 milhão de pescadores artesanais que vivem do que o mar oferece. Muita gente gosta de comer peixe e frutos do mar – como ostras, mariscos, caranguejo, camarão, lagostas… e até algas! Você já comeu?
No Brasil há centenas de espécies de algas marinhas, muitas delas comestíveis. Além de embrulhar o sushi e embelezar o fundo marinho, as algas, em particular as macroalgas, produzem grandes quantidades de gelatinas – substâncias que as protegem contra a fixação de invertebrados, porque eles impedem a absorção de luz, o que é fundamental para que as algas façam fotossíntese.
Você faz ideia do uso que se pode dar a essa gelatina produzida pelas algas? Ela está na tinta das paredes, no verniz dos móveis, nas soldas dos metais, nas tintas das cortinas, nos sorvetes, nas gelatinas (é claro!), na pasta de dente, em xaropes, cremes de barbear, pomadas, hidratantes… ufa! A lista completa não cabe aqui, mas você pode pesquisar na internet a palavra “alginato” que você irá encontrar um universo de coisas!
Os recursos vivos também têm importância biotecnológica! Por exemplo: de esponjas marinhas e de raízes de manguezais são retiradas substâncias para produção de medicamentos.
E não podemos esquecer de falar dos recursos renováveis não extrativos, que são basicamente os transportes marítimos, o turismo e a energia elétrica das ondas e o movimento das marés.
Olha, o mar brasileiro pode produzir muito mais recursos renováveis, mas o desenvolvimento urbano e industrial no litoral é um risco para o ambiente marinho. Cabe às futuras gerações (isso inclui você!) enfrentar o enorme desafio de preservar o ambiente e a biodiversidade marinha para garantir o uso de todos esses recursos de forma consciente ou… sustentável!
Frederico Brandini
Universidade de São Paulo
Tássia Biazon
Cátedra UNESCO para a Sustentabilidade do Oceano
Universidade de São Paulo
Matéria publicada em 25.02.2022
Mirella s. Silva
Nossa!quem poderia imaginar que o oceano teria essa imensidão de utilidades!!sou a Mirella,uma aluna do 5° ano também sou apaixonada por ciências,história e matemática,amei essa matéria,vocês poderiam por favor trazer mais matérias como essa?;3
Manaus-AM
Ana Beatriz
Não sabia que as algas eram tão importantes assim!, muito menos que a gelatina delas era tão usada ! Meu nome é Ana beatriz e sou uma aluna do 6° ano
Daveniza Biazon
Muito importante, gostei. Aprendi muitas coisas. Parabéns pra vcs, sempre bom ter novos conhecimentos.
Valdecir Colorado Farias Cavalcante Melo Da Silva Freitas Junior
oi meu nome e Valdecir Colorado Farias Cavalcante Melo Da Silva Freitas Junior e minha pergunta e
Sarah
Olá pessoal sou a sarah vim falar que gosto muito da ciência hoje das crianças ontem na escola falarão que já fizeram uma matéria de uma biblioteca em 2013 vocês podem fazer denovoum abraços
Colégio vida nova
enzo francisco
oi sou do colegio objetivo junior hoje minha professora deu a sua revista.
na tecnica de redaçao minha professora fernanda sempre da o jornal porque estou no projeto eu escrevo jornal dai eu tenho sempre copiar a manchete do jornal
obrigado me respondem logo por favor beijos
tchau
Lívia
Achei muito interessante, tanto pelo fato de que eu não sabia que algas marinhas e suas gelatinas tem tantas utilidades.
LEONARDO TAKESHI SOUZA ABE
OLA CHC, MEU NOME É LEONARDO TAKESHI SOUZA ABE E ADOREI A NOTICIA E SE O BRASIL NAO TEVESSE MAR. TCHAU.
Frederico Brandini
Obrigado Leonardo
Pietro Hayakawa Pereira
Olá CHC
Me chamo Pietro,
Achei muito bacana a noticia sobre as praias brasileiras
até mais
ALICE CAMPOS DA SILVA
OLÁ CHC de novo
gostei munto desa outra pesquisa. iguaumente a da pereréca deMARTINS.
ATÉ MAIS.
Professora Luciene
Alunos do 3º Ano
Olá CHC,
Achamos muito interessante essa reportagem, em especial a parte que fala da gelatina
produzida pelas algas, que é usada na produção de vários produtos.
Alunos do 3º Ano – Colégio Objetivo – Jussara / Goiás
Professoras Luciene e Aline
Frederico Brandini
Professora me mande seu e-mail que eu te mando meu livro MarBrasil em PDF. Acho que vc vai gostar
Miguel
Oi chc,
Se na praia não tivesse mar não daria para nadar.
Somos do 3 ºA
Abraços,
Miguel
Letícia
Olá chc!
Eu estudo no A.E.S.C OBJETIVO VALINHOS estudo no 3º ano A minha professora se chama Samira ela ja colocou um comentário na página do Encanto o filme e ela nos indicou sua revista amei conhecer sua revista. Na biblioteca da minha escola tem sua revista. A nossa classe ama sua revista. Uma sugestão de alguma coisa para vocês fazerem alguma coisa de Harry Potter por favor.
Beijos e tchau.
Marina martelli cavini
Oi amei essa revista queria saber porque o peixe existe no mar e não na terra.
Também meu nome é Marina Martelli e estudo no A.E.S.C OBJETIVO no 3º ANO A nossa turma ama suas revistas.
Queria saber o porque que o mar tem sal e a água normal não tem e que já existiu um dinossauro na água.
E como criou o mar e a água CHC porque o nome da revista É CHC.
Obrigado CHC .
Theodoro
oi chc!
Tudo be?
A pro falou de você na aula e nós te achamos muito legal.
Abraços,
Theodoro
Frederico Brandini
Obrigado Theo
Valentina .S. Pinas
Oi sou do colegio santa clara hoje minha prof apresentou esse site e mandou escolher uma noticia ou materia e escrever 3 paragrafos da revisao da noticia e escolhi esse pq é interesante e POR FAVOR ESCREVA MAIS NOTICIAS SOBRE ISSO
Frederico Brandini
Olá Valentina
Me mande seu e-mail que eu te mando o meu livro digital sobre o mar. Acho que vc vai gostar. Um abraço
Jaqueline Lopes
Gostei muito das informações apresentadas.
Jaqueline, 22h41, BSB.
Alunos 3ºano, CNM
Olá CHC! Somos alunos do 3º ano A do Colégio Nova Meta. Adoramos sobre a matéria ´´ E se o Brasil não tivesse mar? E vamos lutar juntos para preservar nosso ambiente e quantas coisas não teríamos sem o mar não é mesmo? Obrigada por nos ajudar com tanto conhecimento, adoramos a revista. Beijos.
Frederico Brandini
Olá alunos do terceiro ano. Me mandem um enail que eu mando um livro digital sobre o mar. Acho que vcs vão gostar
SOFIA
OLÁ CHC, ME CHAMO SOFIA E TENHO 8 ANOS E SOU DA NOVA META, A MINHA PROF: QUE ME INDICOU A REVISTA E ACHEI MUITO INTERESSANTE BEIJOS SOFIA ESPERO QUE ME RESPONDAM POR FAVOR!!!!!!!!!!
Frederico Brandini
Bom dia Sofia. Que bom que você gostou. Se você quiser eu te mando um livro digital com mais informações legais. Me manda o e-mail dos seus pais que eu mando o livro ok?
Cristina Galvani
Olá pessoal da CHC!
Achamos muito interessante saber quantas coisas são feitas com algas, não fazíamos ideias que dava para fazer até sorvete e solda de metais. Ficamos impressionados com a quantidade de pescadores que vivem no Brasil da pesca nos mares, mais de um milhão!
Se no Brasil não houvesse mar, teríamos menos lugares para diversão, menos alimentos e produtos do nosso dia-a-dia, seria muito ruim.
Gostaríamos de agradecer ao Frederico e à Tássia pelas importantes informações.
Um abraço,
Alunos do 5º ano B Escola José Ariano Rodrigues – Lins
Frederico Brandini
Olá alunos do quinto ano. Me mandem um e-mail que eu mando meu livro digital pra vcs. Tem muitas histórias sobre o mar