Frutas viajantes

De quais frutas você gosta? Banana? Jaca? Manga? Abacaxi? E de onde vêm as frutas que você come? Da feira? De um sítio? Do seu quintal? Seja de onde for, todas elas são bem brasileiras… Opa! Será mesmo que todas as frutas que comemos no Brasil são nativas daqui? Hora de investigar essa salada!

Ilustração Evandro Marenda

Uma boa investigação começa reunindo informações. A primeira que temos vem do período das grandes navegações, quando portugueses e espanhóis, entre os séculos 15 e 17, exploravam novos territórios e retiravam de alguns locais produtos que levavam para outros lugares. As plantas estavam entre esses produtos e, por isso, algumas que hoje estão no Brasil, se formos buscar a verdadeira origem, vieram da África, da Ásia e também da Europa. 

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro, fundado em 1808, pelo então príncipe regente português Dom João, foi criado exatamente com o objetivo de cultivar plantas que vinham de outros países. E, como muitas das sementes que se espalharam pelo nosso território eram de plantas frutíferas, temos a explicação de que existem mesmo muitas frutas que se adaptaram bem em solo brasileiro, mas não são nativas do país.

O caso da banana

Muita gente é capaz de jurar que algumas frutas são brasileiríssimas. A banana e a manga, por exemplo, são, sem dúvida alguma, da nossa terrinha, certo? Errado! A banana foi trazida do sudeste da Ásia. Já a manga é nativa da Índia, sabia? 

E podemos somar a essa lista outros exemplos de frutas que são exóticas, ou seja, que não são nativas da nossa flora. Quer ver?

A melancia e a romã foram trazidas do continente africano. Da Europa, vieram a maçã e a pera. De outras regiões das Américas do Sul e Central, temos o abacate, a acerola, o abacaxi, o cacau, a goiaba, o guaraná e o mamão. 

Ao que os registros históricos indicam, a maior parte das frutas que consumimos em nosso cotidiano veio da Ásia. Além da banana e da manga, a lista inclui o caqui, a carambola, o coco, a jaca, o jambo, o jamelão, o kiwi, a laranja, o limão, o melão, o pêssego, a tangerina e a uva. 

O quadro “Mamão e melancia”, pintado em 1860 pelo artista brasileiro Agostinho José da Mota apresenta frutas nativas da flora brasileira, como o caju, a grumixama e a pitanga. Inclui também frutas não nativas, como o mamão, a melancia e a banana.

Frutas brasileiras

A essa altura do texto você deve estar achando que nenhuma fruta da sua salada é nativa do Brasil, não é? Calma! Muitas frutas deliciosas são bem brasileiras e também se espalharam pelo mundo! Quer exemplos? Açaí, araçá, araticum, buriti, cambuci, gabiroba, caju, cupuaçu, jaboticaba, murici, grumixama, pitanga… Dependendo da região em que você mora, pode não ser fácil encontrar algumas das frutas nacionais, mas quase sempre é possível experimentá-las na forma de polpa, suco, doces ou sorvetes.

A grumixama, a pitanga, e o araçá não são tão populares atualmente, mas o caju é famosíssimo até hoje. Ele tem presença marcante na literatura, na poesia, nos ditados populares, no folclore, na culinária e doçaria brasileiras, especialmente a nordestina. Faça uma pesquisa!

Akaîu ou caju traz uma pegadinha: o verdadeiro fruto é a castanha do caju – para os indígenas Akaîu-akaîá –, porque ela tem origem no ovário, presente na flor da planta. A parte suculenta e carnosa do caju, que comemos e utilizamos para fazer doces e sucos, na verdade não vem do ovário da planta e, por isso, é considerada um pseudofruto.

Curiosidades frutíferas

Repare que o nome de quase todas as frutas nativas do Brasil têm sonoridade indígena. Isso porque foram os povos originários das terras que hoje chamamos Brasil, os primeiros a conhecê-las e a descobrirem que eram comestíveis. Eles, é claro, também as batizaram! Quer saber outras curiosidades frutíferas? Então acompanhe…

Grumixama – é uma fruta nativa do Brasil e só ocorre na Mata Atlântica. Ela é menos conhecida que a sua parenta, a jaboticaba, também nativa desse bioma.  A grumixama é parecida com uma cereja. De coloração quase preta, consistência viscosa, suculenta e de sabor adocicado.

Pitanga – era o sabor de sorbet (ou sorbetto, um tipo de sorvete sem leite) predileto de Dom Pedro II.  De sabor marcante, refrescante, adocicado, ácido e com um perfume característico, a pitanga conquistou o imperador do Brasil. Ela tem uma coloração vermelho intensa, que chamou a atenção dos indígenas, daí o nome ‘pitanga’, que significa avermelhado. 

Araçá – existem várias espécies de araçá, sendo que a mais comum tem polpa branco-amarelada. Os frutos lembram uma goiaba, mas o araçá é um pouco mais ácido, sendo ideal para fazer sucos e doces. É divertido passar horas à sombra de um araçazeiro saboreando seus frutos, e observando os visitantes não humanos, principalmente as aves, que também se fartam nesse banquete. 

Fotos Marcelo Guerra Santos

Que tal uma aventura para descobrir outras frutas brasileiras? Algumas delas são bem regionais e difíceis de serem encontradas em outras localidades. Comece logo essa nova investigação! 

A festa da grumixameira

Eu, Marcelo Guerra Santos, autor deste artigo, tenho um pé de grumixama em minha casa. Fico aguardando ansiosamente pelo final do ano, quando o pé fica pintado de pontinhos roxos. Não sou o único a esperar por esse momento. Na época de grumixama, recebo a visita de diversos passarinhos e outros animais. É uma festa, e a anfitriã é a grumixameira! 

Marcelo Guerra Santos
Laboratório de Biodiversidade
Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências
Faculdade de Formação de Professores
Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Matéria publicada em 29.09.2023

COMENTÁRIOS

  • Luiz Edmundo

    Parabéns pelo artigo, Marcelo!
    Muito didático e bem escrito, além de evidenciar um bom trabalho de pesquisa. Ótimo!👏🏼👏🏼👏🏼

    Publicado em 2 de outubro de 2023 Responder

  • Alice S. Mello

    CHC eu achei muito boa essa matéria. Muito divertida e muito legal. Minha matéria favorita (pelo menos por enquanto). Eu não sabia que minha fruta favorita (A uva) não era brasileira. a banana eu jurava que era brasileira! Obrigado por me enformar. achei muito interessante. Parabêns para a equipe e para Marcelo Guerra Santos (autor da matéria)!

    Publicado em 2 de outubro de 2023 Responder

  • IVANA PIMENTA

    OLÁ MARCELO GUERRA
    MEU NOME É IVANA ,SOU PROFESSORA DO 4° ANO A DA ESCOLA ESTADUAL PEI MONSENHOR JOAQUIM ALVES FERREIRA ,EM BATATAIS-SP.
    LI PARA OS ALUNOS O ARTIGO FRUTAS VIAJANTES, FICAMOS SURPRESOS COM A QUANTIDADE DE FRUTAS QUE VIAJARAM PARA O BRASIL.PERCEBEMOS QUE AS FRUTAS QUE VIERAM DA ÁFRICA ,ÁSIA E EUROPA SE TORNARAM POPULARES NO BRASIL.GOSTARÍAMOS DE SABER ,COMO FOI FEITA SUA PESQUISA EM RELAÇÃO A ESSE ASSUNTO E QUANTO TEMPO DEMOROU PARA FAZER ESSAS DESCOBERTAS.
    GOSTARÁMOS DE FAZER UMA SUGESTÃO, PODERIA PESQUISAR QUAL A FRUTA MAIS POPULAR DE CADA PAÍS?
    AGUARDAMOS SUA RESPOSTA!
    ATENCIOSAMENTE.
    ALUNOS DO 4° ANO A PEI MONSENHOR JOAQUIM ALVES FERREIRA

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • PIETRA

    oi amigos da CHC tenho 10 anos e gostei bastante do texto e também achei interessante e gostaria de saber muito mais beijos.

    Publicado em 4 de outubro de 2023 Responder

  • Leticia

    Oi funcionários da CHC queria saber mais sobre os insetos por exemplo a borboleta.
    Um abraço até mais.

    Publicado em 4 de outubro de 2023 Responder

  • Laura Franco Medeiros

    Adorei esse site é muito legal e tem bastante informações sobre vários tópicos!!!

    Publicado em 4 de outubro de 2023 Responder

  • Izabella

    Gostei muito , me divertir e aprendi obrigada

    Publicado em 5 de outubro de 2023 Responder

  • Alunos da turma do 8ºC da escola Francisco Mendes

    Olá , somos da turma do 8ºC escola Francisco Mendes da cidade de Cesário Lange -SP e gostamos de conhecer mais sobre as frutas, inclusive as que são brasileiras, para alguns de nós foi uma surpresa saber das frutas que são consideradas brasileiras e algumas não conhecíamos como por exemplo a grumixama. Achamos muito legal este artigo, porém gostaríamos de saber mais sobre outras frutas como por exemplo o cacau e a lichia. Gostamos da matéria, até a próxima e um forte abraço, beijos da sala do 8ºC.

    Publicado em 5 de outubro de 2023 Responder

  • Rafael Albuquerque Barbosa

    Olá querida CHC! Adorei a matéria sobre as frutas de outros países e eu queria saber de onde veio a lichia e a nectarina. Será que vieram da Ásia, ou da Europa? Ou da América do Norte? Ou da África? Gostaria que vocês criassem um texto sobre frutas incomuns
    Rafael Albuquerque Barbosa Aluno do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Salesiano São José Sorocaba, Sorocaba/SP.

    Publicado em 5 de outubro de 2023 Responder

  • maria

    oi eu gostei dessa publicasao
    porque eu amo comidas e frutas
    meu nome e maria e é um prazer ter lido

    Publicado em 6 de outubro de 2023 Responder

  • helena

    ola chc gostei da materia frutas viajantes

    Publicado em 6 de outubro de 2023 Responder

  • Maria

    Eu gostei dessa edição sobre frutas muito bom.

    Publicado em 7 de outubro de 2023 Responder

  • brenda conceição 3 ano 1

    MINHA FRUTA FAVORITA E MANGA E QUERIA SABER SOBRE INSETOS

    Publicado em 7 de outubro de 2023 Responder

  • Valentina

    Eu amei a noticia das frutas. As frutas vem de cada lugar né…
    Sou Valentina Yumi, tenho 7 anos

    Publicado em 8 de outubro de 2023 Responder

  • Alunos do 4º B – CIEP Dom Eduardo Koaik – SBO

    Olá CHC! Somos os alunos do 4º ano B , da escola CIEP ” Dom Eduardo Koaik”, em Santa Bárbara d’Oeste, SP.
    Junto com a professora Letícia, nós lemos a matéria de vcs sobre as frutas viajantes, e ficamos espantados em saber que a banana e a manga são de outro país, sempre pensamos que elas eram de origem brasileira. Gostamos muito de saber que a grumixama é prima da jabuticaba e é de origem do nosso bioma, a mata atlântica, mas aqui na nossa cidade esse nome não é muito conhecido. Foi muito legal saber que as frutas brasileiras tem nomes indígenas.
    Queríamos saber se tem frutas que podem ser usadas como remédio?
    Obrigada pela matéria , gostamos muito de aprender com vocês, esperamos que façam mais leituras legais como essa pra gente explorar!
    Até a próxima!
    Alunos do 4º B

    Publicado em 10 de outubro de 2023 Responder

  • elma maria

    gostei muito legal

    Publicado em 10 de outubro de 2023 Responder

  • elma maria

    adorei amo a chc

    Publicado em 10 de outubro de 2023 Responder

  • Eric Feira de Santana b

    Olá meu nome é Éric sou da escola Pfsa e eu gostaria de parabenizar o autor da revista que eu aprendi muito sobre plantas que eu amo como a manga não sabia que ela veio do exterior ( de fora do Brasil) e poderia ter mais figuras, tchau brigado. Eric Dias 6°B

    Publicado em 10 de outubro de 2023 Responder

  • Cayo Passos

    Minha opinião sobre “Frutas viajantes”
    Prezado Editor
    Vi e li a matéria publicada no dia 11/10 sobre frutas.Achei muito legal as informações sobre as fruta e me interessei na Pitanga.
    Achei que as informações estariam de forma mais resumida pois acho que seria mais rápido de se compreender mas ok!
    Obrigado por compreender,
    (Cayo Passos 6 ano A Feira de Santana).

    Publicado em 11 de outubro de 2023 Responder

  • Amanda

    Feira de Santana, 11 de outubro de 2023
    Prezado editor do site ” Ciências hoje das crianças”
    Eu me chamo Amanda, estudo na escola P, e quero dar a minha opinião sobre a matéria “frutas viajantes” do dia 06/10/2023

    Eu gostei demais dessa matéria, porque me ensinou sobre as frutas da minha nacionalidade, e me mostrou que eu já comi frutas que nem são origem do Brasil, gostei muito de saber que frutas que chegaram de muito longe, estão em nossas vidas até hoje, para mostrar o quanto grande é a diversidade do Brasil .

    Atenciosamente
    Amanda

    Publicado em 11 de outubro de 2023 Responder

  • Frederico Dias Sousa

    Feira De Santana, 13 de outubro de 2023.
    Prezado escritor,

    meu nome é Frederico Dias Sousa sou de Feira De Santana e estudante do 6º ano da Escola Prisma e gostaria e de falar um pouco sobre essa matéria.
    Eu gostei muito do assunto, pois fala das nossas frutas nativas aqui do Brasil, achei muito interessante essa história, tinha até frutas que eu não conhecia e nunca tinha ouvido falar.
    Através dessa leitura passei a conhecer mais sobre as frutas nativas e me deu vontade até de experimenta-las.

    Parabéns pela matéria.
    Atenciosamente,
    Frederico Dias Sousa

    Publicado em 13 de outubro de 2023 Responder

  • Kezia

    Feira de Santana,16 de outubro de 2023
    Prezado editor da revista ciências hoje das crianças
    Me chamo Kezia F. Azevedo,estudo no Prisma e quero opinar sobre a revista “Frutas viajantes”
    Eu achei super interessante o fator de mostrar a origem de várias frutas, também apresentar vários acontecimentos históricos sobre elas e sobre o Brasil, foi fantástico.Achei também muito importante falar sobre frutas que parecem ser de origem Brasileira mas não são e as que realmente são.
    Atenciosamente
    Kezia

    Publicado em 16 de outubro de 2023 Responder

  • Victor Silva do 6ºB

    Feira de Santana,16 de outubro de 2023
    Prezado editor do site ,”Ciências hoje das crianças”

    Eu me chamo Victor, estudo na escola P, e quero falar sobre a minha opinião sobre a matéria “frutas viajantes”

    Eu gostei muito dessa matéria, pois me ensinou das frutas de minha nacionalidade, e que já comi frutas de fora do Brasil e são de muito longe , e nós comemos normalmente e me mostrou como o Brasil sofreu diversidade .

    Anteciosamente.
    Victor Silva 6ºB

    Publicado em 16 de outubro de 2023 Responder

  • Thiago Gama Ferraz Filho 6° ano A Escola Prisma

    Feira de Santana 16 de outubro de 2023

    À revista Ciência hoje das crianças,

    Prezado editor da revista Ciência hoje das crianças. Meu nome é Thiago Gama Ferraz Filho estudo na Escola Prisma e sou do 6° ano .Eu vou falar um pouco da sua edição “A história das letras ” Achei esse tema bem criativo, aliás é um tema meio esquecido, pela sociedade e sua equipe transformou em algum bem criativo no final das contas.

    Eu gostei bastante , pricipalmente na parte que fala das frutas nativas do nosso pais, o Brasil, tinha fruta no texto que eu nunca ouvi falar e nem provei ou vi uma dessa frutas. Não consego imaginar como seria e uma das minhas frutas preferidas nunca tevece chegado no Brasil . Em fim eu só queria dizer em formato de texto que vocês fizeram uma reportagem muito legal e que eu amei essa reportagem.

    Publicado em 16 de outubro de 2023 Responder

  • Yasmin Silva de Melo Sousa

    Feira de Santana, 16 de outubro de 2023.
    Prezado editor do ciência hoje das crianças.
    Me chamo Yasmin Silva de Melo Sousa sou de Feira de Santana , estudo na escola Prisma sou do 6 ano e
    Gostaria de compartilhar minha opinião sobre a matéria “ frutas viajantes “.Gostei muito dela , pois fala sobre as frutas nativas do nosso país belo , amei ter aprendido mais ainda sobre as frutas que amo comer e até mesmo daquelas que nunca vi nem ouvi falar. Amei todas as frutas e a que mais gostei foi a Grumixama, chega me deu vontade de experimentá-la, me surpreendi em saber que as frutas que como não são de origem brasileira, e veio de diversos lugares até chegar ao Brasil, essas frutas são realmente encantadoras de deliciosas amo elas e aposto que as que eu nunca comi devem ser mais gostosas ainda. Achei que poderia ter mais imagens, mas tirando isso só maravilhas. Parabém pela materia perfeita.
    Atenciosamente:
    Yasmin Silva de Melo Sousa.

    Publicado em 16 de outubro de 2023 Responder

  • Alycia Karen de Almeida Ribeiro

    Feira de Santana, Bahia, 17/10/2023
    Olá meu nome é Alycia Karen de Almeida Ribeiro sou de Feira de Santana, Bahia, Escola Prisma, 6°ano, e hoje eu vim falar sobre a matéria “ frutas viajantes ”
    Eu amei ler sobre isso pois despertou meus conhecimentos sobre as frutas, a histórias dessas frutas são muito importantes para o conhecimento maior sobre elas, eu vi muitas frutas que eu não conhecia e me deu um prazer de conhecer elas e queria muito provar, minha fruta preferida é (uva) mas se um dia eu tiver chance de provas algumas dessas frutas, talvez eu troque

    Atenciosamente
    Alycia Karen de Almeida Ribeiro

    Publicado em 17 de outubro de 2023 Responder

  • Yasmin Silva de Melo Sousa

    Feira de Santana, 16 de outubro de 2023.
    Prezado editor do ciência hoje das crianças.
    Me chamo Yasmin Silva de Melo Sousa, sou de Feira de Santana, sou do 6 ano a e estudo na escola Prisma. Gostaria de compartilhar minha opinião sobre a matéria
    “ Frutas viajantes “ . Gostei muito dela, pois fala sobre as frutas nativas de nosso país belo, amei ter aprendido mais ainda sobre as frutas que amo comer e até mesmo daquelas que nunca vi nem ouvi falar. Amei todas as frutas e a que mais gostei foi a Grumixama, chega me deu vontade de experimentá-la. Me surpreendi em saber que as frutas que como não Sao de origem brasileira, e veio de lugares distantes como a Ásia até chegar ao Brasil , também gostei de saber que os indígenas foram os primeiros povos a conhecê-las e as nomeá-las . Essas frutas são realmente encantadoras de deliciosas, amo elas e aposto que as frutas que nunca comi devem ser até mais gostosas. Achei que poderia ter mais imagens, mas tirando isso só maravilhas. Parabéns pela linda matéria!
    Atenciosamente:
    Yasmin Silva de Melo Sousa .

    Publicado em 17 de outubro de 2023 Responder

  • Lucas Cerqueira Almeida

    Aluno da escola prisma Lucas Cerqueira Almeida sexto ano A feira de Santana Bahia bairro feira VII prezado escritor

    Eu gostei muito dessa matéria falando sobre as frutas nativas do nosso país e as estrangeiras também eu não imaginava que tantas frutas que são muito populares aqui no Brasil não são daqui por exemplo a banana minha fruta preferida eu pensei que ela era brasileira assim como uma manga mas não as duas são estrangeiras percebi que a maioria das frutas famosas vem da Ásia no início da matéria realmente achei que nenhuma fruta era nativa do Brasil mas ao final percebi que várias frutas como a pitanga e o açaí são naturais do Brasil queria passar aqui para dar meus parabéns ao escritor por ter nos proporcionado uma matéria tão bem organizada e escrita

    Atenciosamente de Lucas Cerqueira Almeida

    Publicado em 17 de outubro de 2023 Responder

  • Ana Luiza Menezes 6 ano A

    Feira de Santana Bahia 15/10/2023 Prezado editor de ciências hoje pra criança Me chamo Ana Luiza da Silva Matos Menezes,sou de feira de Santana Bahia e sou da escola prisma 6 ano A,e vim apresentar minha opinião sobre essa matéria. Eu amei o jeito que vocês conseguiram apresentar as nossas frutas nativas aqui do Brasil,de um jeito que conseguimos entender bem rapidinho, descobri diversas frutas diferentes como araçá e Grumixama,achei super diferentes esses nomes hahaha,agora tenho bastante vontade de experimentar araçá,pelo fato de ser uma fruta ácida, e eu amar frutas ácidas! Eu adorei tudo dessa matéria!Eu antes de começar essa matéria achava que essas frutas não eram brasileiras,pelo fato de serem pouco conhecidas por nós brasileiros,essa matéria me surpreendeu muito!Foi isso! Tchauzinho!

    Atenciosamente Ana menezes 6 ano A escola

    prisma

    Feira de Santana Bahia

    Publicado em 17 de outubro de 2023 Responder

  • Lucas Moreira Marcos

    São Gonçalo dos campos 16 de outubro de 2023
    Oi me chamo Lucas Moreira Marcos ,quero dar minha opinião e responder algumas perguntas sobre “Frutas viajantes”.
    Minha fruta preferida é a melancia,não é nativa do Brasil é nativa da África a 2000 anos a.C.
    Eu gostei de saber sobre as frutas do Brasil,fala sobre como surgiu a banana,acho bem criativo.
    Anteciasamente:Lucas

    Publicado em 17 de outubro de 2023 Responder

  • João Gabriel da Silva e Silva

    Olá, meu nome é João Gabriel sou da escola Prisma do 6⁰ ano eu queria falar sobre a matéria: gostei muito do assunto da matéria, me chamou atenção pois não sabia que as frutas que eu mais gosto não são de origem brasileira e todos os dias eu como uma dessas frutas deliciosas . Muito obrigada e até a próxima

    Publicado em 17 de outubro de 2023 Responder

  • Lorenzo Ribeiro

    Ola estou refazendo essa carta.
    Ola meu nome e Lorenzo Ribeiro Ornaghi
    Eu gostei muito da sua obra mais tem pontos que constaria de us leitura mais divertida ou com mais entretenimentos. Apenas isso não tenho muitas opiniões espero uma boa sorte e que Deus está com digo tchau
    (Feira de Santana Bahia) 6° ano A

    Publicado em 17 de outubro de 2023 Responder

  • Lucas Moreira Marcos

    São Gonçalo dos campos 11 de outubro de 2023

    Oi me chamo Lucas Moreira Marcos,estudo na escola Prisma e quero dar minha opinião e responder algumas perguntas da reportagem
    “Frutas viajantes”.
    Minha fruta preferida é a melancia,não é nativa do Brasil,é nativa da África a 2000anos a. C.
    Eu gostei de saber sobre as frutas do Brasil,fala sobre como surgiu a banana acho bem criativo

    Publicado em 18 de outubro de 2023 Responder

  • Victoria

    Ola gostei de saber que nem toda fruta é brasileira mas de que pais veio o morango?

    Publicado em 18 de outubro de 2023 Responder

  • Alunos 4º Ano C da Escola Estadual Profº Aldemir de Souza Castro

    Olá, CHC!
    Somos alunos do 4º Ano C da E.E.Profº Aldemir de Souza Castro de Diadema-SP.
    Realizamos a leitura do artigo ¨Frutas Viajantes¨ coletivamente com a professora e aprendemos muito sobre a origem das frutas e conhecemos algumas como a grumixama.
    Descobrimos também e achamos bem interessante que o nome de quase todas as frutas originárias do Brasil tem sonoridade indígena.
    E para completar a matéria tem ilustrações perfeitas.
    Agradecemos ao Marcelo Gerra Santos pela pesquisa e texto, Evandro Marenda com bela arte e a CHC por nos proporcionarem essa leitura enriquecedora.
    Abraços dos alunos do 4º Ano C da E.E.Profº Aldemir de Souza Castro.

    Publicado em 19 de outubro de 2023 Responder

  • Maria Eduarda

    23/10/2023 são José dos Campos /
    SP
    Olá chc
    Meu nome é Maria e tenho 9 anos e sou da escola Maria de Melo e gostei muito da matéria das frutas e gostaria de saber mais detalhes disso beijos e um abraço .

    Publicado em 23 de outubro de 2023 Responder

  • Bárbara Giannini

    Olá chc amei o artigo mas gostaria que numa próxima vez colocacem o morango 🍓 que faltou

    Continuem fazendo artigos interessantes.

    Publicado em 25 de outubro de 2023 Responder

  • isabella

    ameiiiiii ! sempre gosto de aprender com a chc

    Publicado em 25 de outubro de 2023 Responder

  • Marcos Vinícius do prado

    Olá pessoal da chc, me chamo Marcos e tenho 9 anos e tenho uma dúvida, quais frutas são de nações da asiá? um abracó e tchau

    Atenciosamente, Marcos Vinícius do prado

    Publicado em 25 de outubro de 2023 Responder

  • Eduardo atieh

    olá eu sou o Eduardo tenho 8 anos eu amei essa descoberta eu achava que todas as frutas do brasil eram dele. tchau

    Publicado em 26 de outubro de 2023 Responder

  • Mariana Azevedo Moura

    Boa tarde, querido editor, eu me chamo Mariana, tenho 9 anos, sou do 3º ano do ensino fundamental, estudo no colégio Sagrado Coração de Maria.Adorei seu artigo sobre as frutas viajantes, achei muito interessante.Nunca provei nenhuma delas, apenas a pitanga,mas gostaria de provar as outras.
    Parabéns pelo trabalho!
    Atenciosamente,
    Mariana A.

    Publicado em 26 de outubro de 2023 Responder

  • LIS AUBUQUERQUE GAMA

    OLA CHC, SOU A LIS E TENHO 8 ANOS. EU ESTUDO NO SAGRADO E LI SUA HISTORIA E EU AMEI! MAS EU QUERIA QUE VOCES FISSESEN UM LIVRO QUE COMTASE SOBRE der onde vem os nomes COMO elena vem de luz E BOTASEM O MEU NOME NELE. ESPERO SUA RESPOSTA BEIJOS LIS .

    Publicado em 26 de outubro de 2023 Responder

  • Nicolly Martins da silva

    São José dos Campos/SP 27/10/23

    Olá chc sou a nicolly e tenho 9 anos e quero comentar sobre a matéria de vcs

    Sou a nicolly da escola Maria de Melo
    Quero comentar sobre a matéria da edição 348 “frutas viajantes ” achei muito interessante goste de saber
    Achei incrível como também a matéria que foi publicada no dia 2/10/23 “a idade da lua “também “o perfume do vômito da baleia

    Tchau e aguardo sua resposta

    Publicado em 26 de outubro de 2023 Responder

  • Maria Luiza Aranha de Souza

    Jundiaí, 27 de outubro de 2023

    Olá, pessoal da CHC

    Eu li a entrevista “Frutas viajantes” eu gostei muito desta matéria, não sabia que essas frutas não eram do Brasil.
    Fiquei mas imprecionada que a uva, a banana e a melancia não são do Brasil.
    Continuem fazendo essas entrevistas.
    beijos ! Tchau !

    Publicado em 27 de outubro de 2023 Responder

  • Daniel Vieira

    Oi, meu nome é Daniel. Muito legal a matéria, minha fruta preferida é a laranja, legal saber que ela veio da Ásia.

    Publicado em 29 de outubro de 2023 Responder

  • lUISA DA SILVA GALDINO

    Oi CHC meu nome é luisa e gosto muito do seu site de leituras.
    Eu estudo no sesi de mococa 357 e todos os dias lemos alguma das suas historias,
    e eu aprendi demais com esse texto nem sabia que existia tanta fruta aqui no brasil e
    na minha casa também tem uma árvore de amora .
    abraços e tchau.

    Publicado em 30 de outubro de 2023 Responder

  • felipe

    dorei a histori da frutas

    Publicado em 30 de outubro de 2023 Responder

  • Emily Vitoria

    Ola amigos da chc queria dizer q minha professora na escola fez a leitura,adorei muito e cheguei em casa pra fazer esse comentário,queria muito q falasse do morango minha fruta preferida,mais na leitura NN tinha o morango e brasileiro??

    Publicado em 31 de outubro de 2023 Responder

  • Vitória

    Olá Chc, sou do colégio Souza Leão- Pernambuco, eu achei a sua revista bem interessante e legal . Eu jurava que a maçã, uva , pera, e banana eram brasileiras, fiquei surpresa com essa descoberta .

    Senti falta dos benefícios que as frutas nos dão, fora isso a revista está impecável, amei a revista .

    Abraço.

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Vitória

    Olá Chc, sou do colégio Souza Leão- Pernambuco, 6 ano A , eu achei a sua revista bem interessante e legal . Eu jurava que a maçã, uva , pera, e banana eram brasileiras, fiquei surpresa com essa descoberta .

    Senti falta dos benefícios que as frutas nos dão, fora isso a revista está impecável, amei a revista .

    Abraço.

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Rafaella

    Olá revista CHC,
    eu amei esse artigo das frutas viajantes . E queria saber sobre a pitaya.
    Sou aluna do 3 ano , moro em Criciúma/SC. E queria dizer também, que queria um artigo sobre o meio ambiente.
    .
    Muito obrigada, abraço
    Rafaella.

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Ágata

    Olá pessoal da CHC,
    Adorei o artigo de vocês, pois descobri várias frutas novas.
    Minhas frutas favoritas são manga, melancia e melão.
    Um abraço
    Agata

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Malu

    Olá pessoal da revista chc,adorei muito as frutas viajantes eu jurava que a banana era do Brasil figuei impressionada mas queria saber sobre a maçã depois que li fiquei me perguntando da maçã daonde ela véi o do Brasil?Ásia? Mas do mesmo jeito eu adorei essa revista.sou aluna do 3 ano aluna da professora zaira,da escola são cristóvão.de Criciúma de sc

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Malu

    Malu
    Olá pessoal da revista CHC,
    Adorei muito as frutas viajantes, eu jurava que a banana era do Brasi, fiquei impressionada, mas queria saber sobre a maçã,. depois que li fiquei me perguntando da maçã, de onde ela vé, do Brasil? Ásia?
    Mas do mesmo jeito eu adorei essa revista!
    Sou aluna do 3 ano , da professora Zaira,da escola s
    São Cristóvão,.de Criciúma de sc
    Um abraço,
    Malu

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Anna. Jiulia

    Olá pessoal da revista CHC,
    gostei muito do artigo das frutas viajantes, eu não sabia que a minha fruta favorita, a uva não é brasileira.
    Sou do 3 ano da escola São Cristóvão
    Grande abraço!

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Sofia

    1 de novenbro de 2023 São José dos Campos.
    Olá chc, meu nome é Sofia e eu gostei muito da sua matéria, Continuem assim!
    Tchau.
    SNL

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • HELOISA MACIEL

    SÃO JOSÉ DOS CAMPOS 1\11\2023

    OLA CHC COMO VAI

    EU GOSTEI MUITO DESSA REVISTA ,NEM SABIA QUE EXISTIA ESSA FRUTA ELA PARECE UMA JABUTICABA MENOS A VERMELINHA E EU ADORO SABOR ADOCICADO,MAIS VCS PODIAM ESCREVER MAIS COISAS.

    ABRAÇOS ,

    HELOISA ADRADE MACIEL

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • MANUELLA FORTUNATO

    1\11\2023 São José dos Campos
    Olá CHC, como vai ?
    Achei muito legal continuem assim. Gostei de saber das frutas brasileiras, é muito divertido, nunca provei essas frutas.
    Tchau!
    Manuella Fortunato de Souza

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

  • Fernando Pereira da Paixão 6○ A

    Dá para fazer várias coisas com as frutas, comer, plantar, e deixar todos saudáveis.

    Publicado em 3 de novembro de 2023 Responder

  • ARTHUR GOMES

    08/11/2023
    Olá
    Chc meu nome é Arthur Gomes eu sou do colégio Souza leão de recife-pe! Gostei bastante de sua revista especialmente pelo tema. mas achei que vocês poderiam falar um pouco sobre os benefícios de cada fruta, fora isso o depoimento foi perfeito!
    Atenciosamente
    Arthur gomes

    Publicado em 8 de novembro de 2023 Responder

  • Mateus Emmanoel de Barros Cruz

    Olá CHC, tudo bem ?
    Sou aluno do 6 ano do ensino fundamental no Colégio Souza Leão, Recife PE
    Amei a matéria de vocês sobre frutas brasileiras, inclusive me deu até fome!
    Na minha opinião frutas são boas em tudo, seja para plantar , lavar e comê-las, sempre elas serão boas, tanto que fruta é um dos meus alimentos preferidos , adoro na vitamina.
    Atenciosamente,
    Mateus Emmanoel.

    Publicado em 8 de novembro de 2023 Responder

  • Otávio

    Oi eu sou Otávio sou da escola que se chama Sousa leão eu do 6A. Eu gostei da matéria apresentada sobre as frutas e de que países elas vieram. Tinha muitas frutas que eu não sabia a nacionalidade, e fiquei surpreso que muitas frutas como o açai, caju e a jaboticaba era do Brasil
    Um grande abraço
    Otávio

    Publicado em 8 de novembro de 2023 Responder

  • Gabriel de Lima Sousa 6°A colégio Souza Leão

    Olá meu nome é Gabriel de Lima Sousa
    Adorei a revista sobre as frutas e também eu não sabia que a mangá não era do Brasil mas acho que faltou a importância e a origem mas replicada.

    Então chau chc

    Publicado em 9 de novembro de 2023 Responder

  • Malu

    Olá Revista CHC,meu nome é Maria Luiza sou do colégio Souza Leão -PE , adorei saber mais sobre as frutas , achava que a banana era do Brasil senti falta dos benefícios que as frutas nos dão e se elas trazem algum malefício de resto tava muito bom

    Tchau!!

    Publicado em 10 de novembro de 2023 Responder

  • Sâmilly

    Olá meu nome e sâmilly sou aluna do colégio Souza leão( 6 ano A) e vim deixar meu comentário.eu jurava que a menga e as demais frutas eram brasileiras me deu um pouco de fome lendo essa revista.

    Adorei a revista.

    Publicado em 11 de novembro de 2023 Responder

  • Ana ludymila

    Oi chc,eu sou do colégio Souza Leão 6 ano A
    Vim deixa minha opinião sobre a revista, achei surpreendente quando descobrir que metade das frutas q conheço venho da Ásia e dos de mais países, não sou fã de fruta mas gostei da revista.

    Grande abraço

    Publicado em 11 de novembro de 2023 Responder

  • Adson

    Olá revista chc. Meu nome é adson e sou do colégio Souza Leão cordeiro. Amei saber frutas novas. Que tinha no Brasil e não sabia que existia. E gostei de saber que manga e banana não são do Brasil e outras frutas.

    Publicado em 14 de novembro de 2023 Responder

  • Asafe Miguel

    Olá meu nome é Asafe Miguel, sou aluno do Colégio Souza Leão (6°ano A). Gostei muito da revista e do assunto referente as frutas. Eu não sabia que a maioria das frutas que consumimos veio da Ásia, principalmente a banana.

    Tchau CHC!

    Publicado em 15 de novembro de 2023 Responder

  • Caetano

    Olá chc,sou do Colégio Souza Leão em Pernambuco e sou do 6 ano A.Amei está edição bem explicada e com imagem.chega me deu uma vontade de comer maçã.

    Publicado em 15 de novembro de 2023 Responder

  • ARTUR SOUZA LEÃO 6 ANO A

    OLÁ REVISTA CHC GOSTEI MUITO DA REVISTA TINHA MUITAS FRUTAS BRASILEIRAS QUE EU NÃO CONHECIA ,ADOREI.
    CORDIALMENTE ,ARTUR MAURICIO

    Publicado em 17 de novembro de 2023 Responder

  • Adalgiza Pereira da Silva

    Maravilha de informação e conhecimento. Importante para saber mais e valorizar essa variedade de frutas que são importantes para a nossa saúde.
    Em sobremesas, bolo, sorvete 🍦 ou natural cada qual com seu sabor! Huumm.
    Preservar a Natureza é essencial para garantir mais a sobrevivência de muitas espécies de seres vivos. E ainda podem retornar à terra nutrindo-a. Parabéns!!!

    Publicado em 19 de dezembro de 2023 Responder

  • Maria Luiza

    Maravilhosa matéria, adoramos (filha: Maria Luiza -7 anos e Mamãe: Vânia ). Parabéns, a CHC.

    Publicado em 24 de dezembro de 2023 Responder

  • Kátia

    Muito boa essa matéria Marcelo! Parabéns! Vou compartilhar com meus alunos!

    Publicado em 18 de fevereiro de 2024 Responder

  • Danielle

    Verdade

    Publicado em 3 de março de 2024 Responder

  • Deolinda Cabral

    Eu tenho 73 anos e sou de Moçambique e sempre vi cajueiros, foram levados para lá?

    Publicado em 26 de abril de 2024 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

Quem protege os meros?

Peixes que podem ser maiores do que humanos estão ameaçados de extinção.

Mar, misterioso mar!

Cheio de vida e de surpresas, o oceano mexe com a imaginação da gente.