Você sabia que a América do Sul e a África um dia já estiveram unidas? Na verdade, todos os continentes que conhecemos faziam parte de um único bloco de terra, um supercontinente chamado Pangeia! Até cerca de 240 milhões de anos, Pangeia dividia com o oceano Pantalassa toda a superfície do planeta. Após esta época, o supercontinente começou a se fragmentar e deu origem aos continentes como conhecemos hoje.
Mas, como sabemos disso? As primeiras evidências e a elaboração de uma teoria a favor da existência de um só continente no passado foram apresentadas por um cientista alemão chamado Alfred Wegener, em 1912, no livro A origem dos continentes.
Wegener observou que, além da incrível semelhança entre as linhas de costa, como os contornos do Brasil e da África, por exemplo, a distribuição de fósseis de espécies que só conseguiam sobreviver sob condições climáticas muito específicas não fazia sentido se os continentes estivessem desde sempre em suas posições atuais.
Os fósseis apareciam no sul da América do Sul, no centro da África, na Antártica e na Índia, regiões de clima muito diferentes. Mas, juntando os continentes, os fósseis ficam localizados em uma faixa contínua, e sua distribuição faria sentido.
Algo parecido acontecia com certas rochas e regiões cobertas por gelo no passado, que são encontradas em continentes separados por oceanos atualmente, mas que são do mesmo tipo e têm a mesma estrutura, e certamente foram formadas na mesma época, não devendo estar tão afastadas. Juntando os continentes, novamente se monta o quebra-cabeças.
Wegener continuou reunindo evidências e melhorando sua teoria. Mas, em 1930, durante uma expedição meteorológica na Groenlândia, ele morreu congelado. Após sua morte, a teoria ficou esquecida por décadas, até que, no final da década de 1950, com novos avanços da ciência, a ideia da movimentação dos continentes voltou com um formato diferente: os continentes seriam, na verdade, parte da camada superior do planeta, chamada de litosfera.
A litosfera é fragmentada, como uma casca de ovo cozido rachada, e pode se movimentar sobre a camada que fica abaixo dela. Desta forma, os continentes “pegam carona” nos “pedaços da casca de ovo da Terra”, e, de fato, se movimentam.
Hoje em dia, por exemplo, sabe-se que a América do Sul se afasta da África aproximadamente quatro centímetros a cada ano. Se fizemos o caminho contrário no tempo, veremos que há 120 milhões de anos esses dois continentes estavam juntos.
Assim como os continentes podem se separar, eles podem se juntar, e num futuro distante, quem sabe, eles fiquem novamente todos unidos. Vai dar pra chegar na África de carro, já pensou?
***
Que tal navegar um pouco pela internet, montar o quebra-cabeça virtual e ficar por dentro da dança dos continentes?
Você pode visitar os endereços a seguir e encontrar evidências interessantes da união dos continentes no passado!
Ancient Earth globe (dinosaurpictures.org)
https://gizmos.explorelearning.com/find-gizmos/lesson-info?resourceId=633
Eder Molina
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Universidade de São Paulo
Sou paulista, e já nem lembro quando nasci… Sempre fui curioso sobre o porquê das coisas, e desde criança tinha meu clubinho da ciência. Hoje sou professor de Geofísica e continuo xereta e buscando aprender muitas coisas, principalmente sobre a Terra e o Sistema Solar.
Matéria publicada em 01.09.2023
DAVI E LUCAS
ACHEI MUITO LEGAL ESSA MATERIA DE QUE NO TEMPO EM QUE A TERRA ERA UM SO BLOCO
Publicado em 14 de setembro de 2023
julia spencer oliveira
ola chc,eu nao sabia todos os continentes um dia ja foram todos juntos, beijo
Publicado em 14 de setembro de 2023