O quebra-cabeça dos continentes

No tempo em que a Terra era um só bloco

Ilustração Walter Vasconcelos

Você sabia que a América do Sul e a África um dia já estiveram unidas? Na verdade, todos os continentes que conhecemos faziam parte de um único bloco de terra, um supercontinente chamado Pangeia! Até cerca de 240 milhões de anos, Pangeia dividia com o oceano Pantalassa toda a superfície do planeta. Após esta época, o supercontinente começou a se fragmentar e deu origem aos continentes como conhecemos hoje.

Mas, como sabemos disso? As primeiras evidências e a elaboração de uma teoria a favor da existência de um só continente no passado foram apresentadas por um cientista alemão chamado Alfred Wegener, em 1912, no livro A origem dos continentes

Wegener observou que, além da incrível semelhança entre as linhas de costa, como os contornos do Brasil e da África, por exemplo, a distribuição de fósseis de espécies que só conseguiam sobreviver sob condições climáticas muito específicas não fazia sentido se os continentes estivessem desde sempre em suas posições atuais. 

Os fósseis apareciam no sul da América do Sul, no centro da África, na Antártica e na Índia, regiões de clima muito diferentes. Mas, juntando os continentes, os fósseis ficam localizados em uma faixa contínua, e sua distribuição faria sentido.

Algo parecido acontecia com certas rochas e regiões cobertas por gelo no passado, que são encontradas em continentes separados por oceanos atualmente, mas que são do mesmo tipo e têm a mesma estrutura, e certamente foram formadas na mesma época, não devendo estar tão afastadas. Juntando os continentes, novamente se monta o quebra-cabeças.

Wegener continuou reunindo evidências e melhorando sua teoria. Mas, em 1930, durante uma expedição meteorológica na Groenlândia, ele morreu congelado. Após sua morte, a teoria ficou esquecida por décadas, até que, no final da década de 1950, com novos avanços da ciência, a ideia da movimentação dos continentes voltou com um formato diferente: os continentes seriam, na verdade, parte da camada superior do planeta, chamada de litosfera.

A litosfera é fragmentada, como uma casca de ovo cozido rachada, e pode se movimentar sobre a camada que fica abaixo dela. Desta forma, os continentes “pegam carona” nos “pedaços da casca de ovo da Terra”, e, de fato, se movimentam. 

Hoje em dia, por exemplo, sabe-se que a América do Sul se afasta da África aproximadamente quatro centímetros a cada ano. Se fizemos o caminho contrário no tempo, veremos que há 120 milhões de anos esses dois continentes estavam juntos.

Assim como os continentes podem se separar, eles podem se juntar, e num futuro distante, quem sabe, eles fiquem novamente todos unidos. Vai dar pra chegar na África de carro, já pensou? 

***

Que tal navegar um pouco pela internet, montar o quebra-cabeça virtual e ficar por dentro da dança dos continentes?

Você pode visitar os endereços a seguir e encontrar evidências interessantes da união dos continentes no passado! 

Ancient Earth globe (dinosaurpictures.org)

https://gizmos.explorelearning.com/find-gizmos/lesson-info?resourceId=633


eder_molina

Eder Molina
Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas
Universidade de São Paulo

Sou paulista, e já nem lembro quando nasci… Sempre fui curioso sobre o porquê das coisas, e desde criança tinha meu clubinho da ciência. Hoje sou professor de Geofísica e continuo xereta e buscando aprender muitas coisas, principalmente sobre a Terra e o Sistema Solar.

Matéria publicada em 01.09.2023

COMENTÁRIOS

  • Nicolly Aguiar

    Muito interessante!! Parabéns pela notícia. Turma 3° ano.

    Publicado em 4 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      Oi, Nicolly, tem realmente muita coisa interessante na Terra, não?
      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • DAVI E LUCAS

    ACHEI MUITO LEGAL ESSA MATERIA DE QUE NO TEMPO EM QUE A TERRA ERA UM SO BLOCO

    Publicado em 14 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      Davi e Lucas, obrigado pelo comentário! Tem umas coisas surpreendentes que a gente só descobre com muita pesquisa científica. Explorem a CHC e vocês vão descobrir muita coisa legal.
      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • julia spencer oliveira

    ola chc,eu nao sabia todos os continentes um dia ja foram todos juntos, beijo

    Publicado em 14 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      Oi, Julia. Eu demorei bastante pra descobrir isso, você já me passou a perna!

      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • jonatas da silva junior

    achei muito legal como eles simplificam as coisas, realmente muito legal sem aquelas palavras que tinha que decorar como ” placas tectônicas” ou ”pangeia” isso mostra como que ciencia e qualquer outro aprendizado pode ser simplificado e até divertido

    Publicado em 20 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      De fato, Jonatas, decorar não é uma coisa legal. O mais legal é entender, aprender como as coisas são e como se descobriu que elas são desta forma, né?
      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • Nathalia

    Achei extremamente interessante, faz muito sentido, na verdade, sempre notei que se juntasse a América do Sul com a África formaria algo certinho, gostaria de estar viva para ver todos os países juntos novamente, mesmo que seja impossível. Acho muito legal falar sobre isso nas aulas de historia! É um assunto que é legal de ser estudado!

    Publicado em 20 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      Sabe que eu nunca tinha notado isso quando estava no ensino fundamental, Nathalia? Você já tem uma boa percepção para ser uma cientista, hein!!!
      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • Felipe Simões Ferreira

    Eu acho legal que os continentes eram um só e que juntos formava um supercontinente porém fico pensando o que aconteceria se eles não tivessem se separados, os eventos que conhecemos e vivemos iam acontecer do jeito que aconteceram?

    Publicado em 20 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      É difícil prever como seriam as coisas se ainda estivéssemos com um supercontinente só, Felipe. Como você acha que as coisas seriam?
      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • Alice Santana

    Olá equipe CHC,eu me chamo Alice, eu amei essa matéria que vocês publicaram,acho que podiam nos informar mais sobre isso,adoro aprender ciências,planetas e etc. Eu quase nunca vejo vocês publicarem sobre isso. Na minha opinião, vocês poderiam fazer mais materiais sobre essas coisas do nosso planeta, do espaço,uma dica; vocês poderiam publicar sobre a teoria do big Bang, acho muito interessante, eu iria ler com certeza! Um beijo 💋

    Publicado em 21 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      Oi, Alice! Pedido anotado. Explore o site da CHC e você vai ver que já temos bastante coisa publicada a respeito, e vamos continuar trazendo mais coisas interessantes para vocês!
      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • Vitor A. E. de aguiar

    Sobre o fato de que um dia poderíamos ir a Africa de carro é muito interessante pois isso significa que estamos voltando a uma era não explorada de quando todos ainda estavam juntos, mas assim prejudicando muitos negócios, como, aeroportos que só viajam de continente para outro, também ajudaria muito os mercados digitais e físicos pois as encomendas e cargas para repor os mercados e lojas seriam bem mais rápidos, mas também é muito interessante porque estaríamos vivendo numa época nova, mas isso provavelmente demoraria muito para acontecer, coisas de milhares ou até bilhares de anos, mas se um dia estivermos vivos para ver esse momento o nível do mar já estaria muito alto, e, se não aparecer outra doença mundialmente mortal, como o covid-19 e até mesmo uma “peste negra”. Também temos que levar em conta que não viveremos tudo isso pra ver o momento da América do sul colidir com a Africa. mas enfim. conteudo bom.

    Publicado em 25 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      É, Vitor, se a América do Sul e a África se unirem novamente, vai ser daqui a um loooooooooooongo tempo…

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • Enrico Beluzo Costa

    Pangeia
    Olá, CHC! Adorei a notícia “O quebra-cabeça dos continentes”. Eu já sabia que os continentes eram juntos mas não sabia que o nome desse mega continente era pangeia. Tenho 9 anos e sou o mais novo da turma.

    Turma do 4° ano, escola Paideia, Bebedouro/SP

    Publicado em 26 de setembro de 2023 Responder

    • Eder Molina

      Oi, Enrico. Ser o caçula da turma tem seus pontos positivos, não? Continue explorando o site da CHC e vai descobrir muita coisa legal!
      🙂

      Publicado em 27 de março de 2024 Responder

  • Pedro

    Na minha opinão as coisas não são mas como eram anos atras como está escrito era tudo junto não é como hoje todos querem terra mas não pensam na natureza a guerra na Ucrania ta sendo por causa disso a Rússia ta tentando tomar as terras da ucrania. Mas tem um ponto bom em tudo isso se a humanidade não se separasse não teria muita evolução na tecnologia ainda é meio dificil de ter evolução na tecnologia porque um quer roubar do outro um quer ter mas fama do que o outro mas o mundo ta se acabando os homens querem só terra estão desmatando muito a natureza está se acabando.

    Publicado em 28 de setembro de 2023 Responder

  • Nicolas Vieira Maria

    Achei interessante por que a descoberta da pangeia é uma conquista crucial feita por Wegener, que explicou como os continentes se moveram ao longo do tempo. Ela é uma demonstração da capacidade da ciência de revelar segredos da Terra ao longo da história

    Publicado em 28 de setembro de 2023 Responder

  • Pedro

    Na minha opinão as coisas não são mas como eram anos atras como está escrito era tudo junto não é como hoje todos querem terra mas não pensam na natureza a guerra na Ucrania ta sendo por causa disso a Rússia ta tentando tomar as terras da ucrania. Mas tem um ponto bom em tudo isso se a humanidade não se separasse não teria muita evolução na tecnologia ainda é meio dificil de ter evolução na tecnologia porque um quer roubar do outro um quer ter mas fama do que o outro mas o mundo ta se acabando os homens querem só terra estão desmatando muito a natureza está se acabando.

    Publicado em 28 de setembro de 2023 Responder

  • Miguel

    Olaaaaa bao ent gostei muito dessa notícia

    ●●

    Publicado em 2 de outubro de 2023 Responder

  • Maria Isabely – Aluna da Emeb Fco Rodrigues de Medeiros. São Benedito-Ce

    Gosto bastante de geografia e ter lido essa matéria foi algo bem legal. Poder ter mais conhecimento sobre os nossos continentes é sempre importante.

    Publicado em 2 de outubro de 2023 Responder

  • Zé da manga

    achei muito legal esse mundo plano

    Publicado em 3 de outubro de 2023 Responder

  • Elias,aluno do 8⁰ Ano da EMEB CÍCERO C. de Medeiros, São Benedito -CE

    REVISTA CHC

    Na minha opinião a matéria “O quebra-cabeça dos continentes”é uma ótima maneira de ensinar ciências para crianças,mas eu acho que podiam ter falado um pouco sobre LAURÁSIA E GONDWANA,Os continentes do período triássico .

    Publicado em 9 de outubro de 2023 Responder

  • Raphael Araujo Barcellos da costa

    Ola eu sou Raphael tenho 9 anos estudo no sagrado coração de maria e gostei muito do tema da reportagem mas não gostei muito dos outros temas você poderia botar outros temas por favor você pode?

    Publicado em 1 de novembro de 2023 Responder

Envie um comentário

admin

CONTEÚDO RELACIONADO

O superquique!

Hora de se divertir com experimentos e atividades!

Bateria de moedas

Hora de se divertir com experimentos e atividades!