Dizem que o Velho Chico, o famoso rio São Francisco, adormece todos os dias à meia-noite. E veja só: é nessa hora que as almas das pessoas que se afogaram em suas águas
viajam para o céu.
É também depois das 12 badaladas noturnas do relógio que a Mãe d’Água, outra habitante das profundezas do Velho Chico, vem à tona para enxugar seus longos cabelos. Sentada na pedra, ela observa em silêncio o sono do rio. Por alguns minutos, os peixes ficam paralisados; as águas, estagnadas; as cobras não dão bote, nem soltam veneno; o tempo parece não existir.
Ah, e é nesses instantes de calmaria que os pescadores, espertamente, aproveitam para encher suas redes sem muita dificuldade. Mas o encanto dura pouco. Num lampejo, o rio desperta e pode até ficar furioso! Para testar se o Velho Chico está dormindo ou acordado, é preciso jogar um pedacinho de madeira na água à meia-noite. Se o graveto ficar parado, é melhor esperar o rio acordar para puxar a rede, porque pescador que não respeita o sono do rio pode afundar o barco e nunca mais voltar.
Melhor deixar o rio dormir em paz.
Matéria publicada em 01.06.2022
alexia
mt interessante
Leticia
Oi chc eu achei muito interessante esse assunto do Rio que dorme.
Fiquei meio nervosa pois se não deixar o rio dormir ele pode te puxar para dentro do rio eu vc nunca mais iria sair de lá.
Um beijo Letícia
FELIPE SANTOS
Ola CHC. A minha pergunta é essas pessoas se paralizam sem nenhum jeito so dormem é a minha pergunta e uma sujestão faz um do rio brasil ou do mar ta bom e adorei a historia
Rafael Rezende
Que interessante!