Ainda não existe uma máquina ou qualquer tecnologia capaz de ler exatamente o que se passa na mente de um ser vivo. Por esse motivo, ainda é um grande desafio para a ciência tentar responder questões relacionadas a sentimentos, pensamentos e até mesmo ao sono dos bichos. Nestes casos, é preciso observar seus comportamentos em busca de pistas. É assim que sabemos, por exemplo, que a maioria dos animais dorme, incluindo invertebrados como artrópodes, vermes e águas-vivas. Mas será que a bicharada também sonha?
Para responder a isso precisamos entender primeiro que o período de sono se divide em diferentes fases, e que, aparentemente, os sonhos ocorrem apenas em uma fase específica, chamada de sono REM. Nesta fase, a musculatura do corpo relaxa, ocorrendo contrações breves e involuntárias dos membros (espasmos) e rápidos movimentos dos olhos – em inglês, dizemos rapid eye moviments, daí a sigla REM.
Ao monitorar a atividade cerebral de pessoas e outros animais durante o sono, com o uso de equipamentos especiais em laboratório, foi possível mostrar que o cérebro está tão ativo na fase REM como quando estamos acordados. Isso, somado aos movimentos dos olhos, sugere que o cérebro esteja imaginando cenas e situações, que é o que chamamos de sonhos visuais.
Dito isto, basta observar um cachorro ou um gato dormindo por algum tempo para notar que, em dados momentos, os espasmos musculares e movimentos oculares (perceptíveis mesmo quando as pálpebras estão fechadas) também se tornam mais frequentes. Tudo indica que nestes momentos eles estejam sonhando!
Um estudo recente conseguiu observar as mesmas evidências em aranhas papa-moscas. Durante períodos de repouso, em que ficam imóveis e dependuradas por um fio de teia, elas também exibem momentos regulares de espasmos musculares e movimentos dos olhos. Isso sugere que os sonhos podem estar presentes em uma variedade de animais muito maior do que imaginávamos. E aí fica difícil conter nossa curiosidade científica: com o que será que sonham estas pequenas aranhas???
Aranha papa-moscas,
possivelmente, sonhando:
Vinícius São Pedro,
Centro de Ciências da Natureza,
Universidade Federal de São Carlos
Sou biólogo e, desde pequeno, apaixonado pela natureza. Um dos meus passatempos favoritos é observar animais, plantas e paisagens naturais.
Matéria publicada em 30.09.2022
Não estamos falando de legumes recém-cozidos, mas de plantas que podem gerar seu próprio calor!
Curiosidades e dicas preciosas de como se proteger em dias de tempestade!
edlene
não sei se eles sonhão pode ser verdade mas não pode ser
d.edlene
Publicado em 13 de fevereiro de 2023