Um mapa natural do Brasil

Em cada parte do Brasil, a natureza exibe suas características particulares. Algumas regiões têm árvores enormes, clima úmido e muito fresco; outras têm vegetação rasteira, clima seco, árido… E não para por aí! Essas paisagens diferentes, e ricas em espécies animais e vegetais, cobrem todo o nosso território, incluindo até oceanos e praias. Para reconhecer essas áreas, existe um mapa especial que traz a localização desses ambientes naturais brasileiros e muitas informações interessantes!

Ilustração Irena Freitas

O Brasil é gigante, como você sabe! E tudo é muito diversificado. Há regiões em que há sol e calor praticamente o ano inteiro, como nos estados do Nordeste, e há também lugares em que termômetros às vezes ficam abaixo de zero, como ocorre no Sul do país. Além disso, há diferentes tipos de rochas, relevo, solos e variada vegetação, tudo adaptado às condições de cada ambiente, ou melhor, de cada bioma. 

Para saber onde começa e termina um certo bioma, além do tipo característico de vegetação, também é necessário muita pesquisa, com cientistas indo ao local que desejam estudar. Nessas ‘pesquisas de campo’ sobre Biomas, observa-se que a vegetação não muda de uma hora para a outra. Existe uma região chamada ‘área de tensão ecológica’, que é o lugar onde se vê a mistura de muitas espécies de plantas e animais de biomas diferentes.

Dá para imaginar que não deve ser tarefa fácil dizer, por exemplo, onde termina o Cerrado e começa a Caatinga! Mas pesquisadores e pesquisadoras do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) parecem ter conseguido organizar essas diferentes paisagens em um mapa chamado Biomas e Sistema Costeiro-Marinho do Brasil. Que tal conhecer agora as principais características de cada um dos biomas?

Amazônia

Para saber onde começa e termina a Amazônia foram agrupados os diferentes tipos de florestas presentes neste bioma. Há, por exemplo, as Florestas Ombrófilas Densa e Aberta, que apresentam vegetação exuberante, onde crescem árvores de até 40 metros de altura, além de samambaias, bromélias, trepadeiras, entre outras plantas que adoram a umidade – ah!, a temperatura média fica em torno de 25 graus. Há também as Florestas Estacionais Sempre-Verde e Semidecidual, que já suportam um período seco

Amazônia.
Foto Neil Palmer/CIAT/Wikipédia

Mata Atlântica

A Mata Atlântica é resultante do agrupamento das florestas que crescem nas condições de clima úmido, bem próximas do mar. Encontram-se neste bioma as Florestas Ombrófilas Densa e Aberta e a Floresta Ombrófila Mista, conhecida como Mata de Araucária, que cresce no alto das montanhas, principalmente nos estados do Paraná e de Santa Catarina. Para dentro do continente, longe do mar, há florestas adaptadas a um período maior de seca ou frio, chamadas Florestas Estacionais Semidecidual e Decidual e as suas árvores perdem parte das folhas nesse período.

Mata Atlântica
Foto Paulo Robson de Souza

Cerrado

O Cerrado tem como principal tipo de vegetação a Savana. Lembrou a savana africana? Pois o Cerrado tem mesmo muito a ver com ela. Há, por exemplo, muitos arbustos adaptados a sobreviver em períodos de seca que chegam a durar seis meses! O solo do Cerrado é profundo e permite o desenvolvimento de raízes que buscam água bem no fundo, garantindo o desenvolvimento das plantas. As folhas são cerosas (parecem impermeáveis) e evitam a perda de água. Já os troncos têm a textura parecida com cortiça, e resistem a altas temperaturas. Esse bioma se localiza na parte central do país, fazendo limite com todos os outros biomas, menos o Pampa.

Cerrado
Foto Paulo Robson de Souza

Pantanal

Esse bioma, que também tem a Savana como vegetação dominante, se diferencia do Cerrado por uma particularidade: ele tem áreas que ficam inundadas ou úmidas em um determinado período do ano. Isso acontece porque o solo não é bem drenado, característica que dificulta o escoamento da água no período das cheias. O solo encharcado é como um pântano, daí o nome Pantanal.

bioma_4_mapa
Pantanal.
Foto Paulo Robson de Souza

Caatinga

A Caatinga tem um longo período seco e plantas adaptadas a essa condição de vida com pouquíssima água. O principal tipo de vegetação é a Savana-Estépica, onde há solos mais rasos e a vegetação apresenta perda de folhas no período seco, ou mesmo modificações para armazenar água, como ocorre com os cactos.

Caatinga.
Foto Vitoriano Jr./Wikipédia

Pampa

No sul do país, o Pampa tem como vegetação predominante a Estepe, que lembra um “tapete verde”. A região sofre com mudanças bruscas de temperatura e, apesar de ter chuvas bem distribuídas, as frentes frias colaboram para que a vegetação seja praticamente mais rasteira, com poucas árvores baixas e arbustos.

Pampa.
Foto Arlei Antunes/Wikipédia

Biomapa

Como resultado de todo o mapeamento feito pelo IBGE dos seis biomas brasileiros, podemos tirar algumas conclusões curiosas! Por exemplo: dois são tipicamente florestais – Amazônia e Mata Atlântica –, enquanto quatro são campestres – Cerrado, Pampa, Caatinga e Pantanal.

O IBGE também se preocupou com os ambientes costeiros, por serem muito frágeis e por apresentarem características que só são encontradas no ambiente marinho, como o comportamento e a quantidade de animais e plantas diferentes que vivem no oceano. Para mapear o oceano, o IBGE utilizou um limite conhecido como Grandes Ecossistemas Marinhos, que considera temperatura, salinidade, presença de correntes marinhas etc. Com essas e outras informações será possível tentar recuperar e preservar as áreas em risco.

 

Biomas em pé!

Vamos fechar com um resumo? Então, anote: bioma é um conjunto de vida, com espécies vegetais que se agrupam em uma determinada região. Para reconhecer essas regiões é preciso levar em conta o clima, a formação do solo, e outras características que ao longo do tempo ajudaram a desenvolver a flora e fauna típicas de certa localidade. Para proteger um bioma, é preciso muita informação, com foco na conservação da cobertura vegetal natural em pé.

Agora diz aí: você já identificou qual o bioma que predomina na região onde mora?

Luciana Mara Temponi de Oliveira,

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Matéria publicada em 23.06.2021

Comentários (25)

  1. Achei muito legal e interessante também gostei muito das imagens eu acho muito bonito a foto da mata Atlântica.

    1. achei bem ega as imagems bem bonitas 😀

      1. opa falei errado eu quis fala achei bem legal as imagems bem bonitas bem interessantes

      2. opa falei errado eu quis fala achei bem legal as imagems bem bonitas bem interessantes muito imcrivel isso quero aprender mais disso me manda fotos legais porfavor ? ok 😀

  2. Amei. Me manda. Uma revista

    1. eu ameiiiiiiiiiiii >:DDDDDDDDDDDDDDD

  3. Parabéns! Abraços Dobrados Agradecidos.

    1. parabens em muito interessante eu adorei em meus parabens :DDDDDDDDDDDDDDDDDDD

  4. alguém casa comigo

  5. alice germano gomes cavalcanti

    amei achei muito interessante

  6. Arthur beleli de medeiros soares

    Legal muito legal A CHC E muito bom ?

  7. Sou professora dos anos iniciais e amo essa revista ? Parabéns a todos envolvidos na sua edição .

  8. BRUNO GABRIEL MACIEL MACHADO

    Ola CHC
    Eu gostei muito do artigo,
    Voces sabem que eu estou estoudando sobre essas materia em CIENCIAS
    Eu queria mais artigos de BIOLOGIA,CIENCIAS e GEOGRAFIA como voces fizeram.E não esquece da biologia,❤ eu gosto da BIOLOGIA.
    Abraços
    Bruno Gabriel Maciel, Machado

  9. Olá CHC gostei mt do artigo , estou estudando sobre bioma e ecossistema em ciências acho que vcs poderiam falar mais sobre essa matéria , obg pela atenção , LEANDRO agradece por vcs me ajudarem na matéria

  10. Olá,chc gostei muito do jornal publicado,é um assunto que eu estou estudando em ciências.por isso ja agradeço.tchau…ate logo ❤?

  11. Olá CHC gostei muito do artigo, até por quê é um assunto que estou estudando em ciências, sobre biomas e essas coisas, e se eu precisar estudar para uma prova de ciências sobre biomas, eu posso vir aqui e revisar as informaçoes daqui por isso eu gostei até logo.

  12. Olá CHC, sou aluna do 4 ano do colégio over colégio e curso, gostei bastante do artigo e achei super interessante, estou escrevendo esse comentário porque estou estudando isso na matéria de ciências. Amei os 6 biomas, façam mais assuntos desse tipo. Até logo.❤️

  13. ola gostei muito da reportagen catinga porque meu irmao esta estudando sobre isso

  14. Excelente, vou utilizar esses conteúdos, pois com os textos e as imagens fica bem mais fácil a compreensão, Neide M

  15. Gente que lindas as imagens adorei saber mias sobre os biomas muito interessante.

  16. Valentiny 13 anos
    Gostei muito da matéria, estou estudando essa área na matéria de geografia, vou indicar o site para todos os meus colegas.

  17. o maior bioma do mundo e o Floresta Amozonica

  18. Somos alunos do 5º ano da Escola Municipal Pascoalino Provisiero (Ponta Grossa- PR).
    Este texto é muito importante para conhecer um pouquinho mais sobre o Brasil.
    Descobrimos que a nossa região está localizada em uma área de transição entre os biomas Mata Atlântica e Cerrado. Com isso, compreendemos melhor a nossa paisagem.

Seu Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Outros conteúdos desta edição

700_280 att-35944
700_280 att-35986
700_280 att-35950
700_280 att-35967
700_280 att-35975
700_280 att-36159
700_280 att-36096
700_280 att-36154
700_280 att-36316
700_280 att-36264
700_280 att-36271
700_280 att-36119
700_280 att-36191
700_280 att-35958
700_280 att-36352

Outros conteúdos nesta categoria

700_280 att-47125
700_280 att-47116
700_280 att-47103
700_280 att-46922
700_280 att-46956
700_280 att-46929
700_280 att-46672
700_280 att-46556
700_280 att-46676
700_280 att-44845
700_280 att-45778
700_280 att-45718
700_280 att-44616
700_280 att-44607
700_280 att-45300