Se você se amarra num peixe frito na hora do almoço, ou gosta de comer peixe cru em restaurante japonês, saiba que o hábito de consumir esses animais não vem de hoje. Aliás, data de milhares e milhares de anos, como comprova a descoberta de um grupo de arqueólogos: eles encontraram, na Rússia, utensílios de pesca com mais de 7.500 anos de idade.

Restos dos cestos de madeira que eram usados para pescar peixes e crustáceos (Foto: Ignacio Clemente)
A pesquisa foi feita na bacia do Rio Dubna, perto de Moscou, capital do país. Há mais de 20 anos, os cientistas estudam o sítio Zamostje 2, onde já haviam sido encontradas outras armadilhas mais recentes. “Este sítio é muito importante para o estudo da pesca e para entendermos melhor como as sociedades dessa época viviam”, conta Ignacio Clemente, do Instituto Milà y Fontanals, em Barcelona, Espanha, que participou do estudo.
A época a que ele se refere é o período Holoceno, que começou há cerca de 10 mil anos. Nesse tempo, os homens viviam em sociedade, caçavam e, principalmente, pescavam. “Muitos deles ainda não praticavam a agricultura”, explica Ignacio. “Acreditamos que pescaria tenha tido um papel importante nessas sociedades, pois o peixe é fácil de ser armazenado e preparado”.
Dentre os instrumentos encontrados estão anzóis, arpões, redes e facas usadas para limpar os peixes. Um fato que chamou a atenção dos pesquisadores foi a alta complexidade de certas armadilhas, como, por exemplo, dois enormes cestos: feitos de pedaços de madeira e fibras vegetais, eles são os utensílios de pesca mais antigos já encontrados na Europa.
Além das armadilhas, a equipe encontrou restos de peixes e vários outros objetos, como talheres, pratos, ferramentas e armas usadas para caçar.
Anna Elise
Nossa,que legal! Seria maneiro se tentássemos fazer estas armadilhas provavelmente não iríamos conseguir!
Publicado em 28 de julho de 2018
Yasmin Lima Primo
Amei, muito interessante saber que há mais de 7500 anos atrás ja praticavam a pesca.
Publicado em 18 de maio de 2020