Não se espante caso estacione na sua cidade um Museu de Ciências. A Ciência Móvel é assim: vários experimentos a bordo de um caminhão que além de diversas atividades, carrega muito conhecimento.
A idéia de equipar um caminhão com experimentos científicos não é inédita. Ela nasceu de uma iniciativa que já faz sucesso no Sul do Brasil, o Projeto Museu Itinerante (PROMUSIT), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, que visita as cidades da região, levando ciência e diversão a todos.
Agora, é a vez da Ciência Móvel! Desenvolvido pelo Museu da Vida, da Fundação Oswaldo Cruz, e pela Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Rio de Janeiro, este projeto também usa um caminhão para carregar experimentos e outras atividades. A diferença é que ele vai parando em diferentes municípios da região Sudeste. “O objetivo é levar a Ciência para todos os lugares, principalmente para os municípios do interior que, em geral, não têm centros ou museus de ciências”, explica José Ribamar Ferreira, coordenador do projeto.
O caminhão que faz o itinerário da Ciência Móvel começou a circular no dia 19 de outubro e já visitou municípios como Nova Iguaçu e Arraial do Cabo. As visitas, que em média duram três dias, proporcionam a população atividades dentro e fora do veículo. Em volta são montados os módulos interativos – em que você pode colocar a mão na massa e fazer os experimentos – e em seu interior há exibição de vídeos, palestras e experimentos nas áreas de química, física e biologia.
“As oficinas de música, com tubos sonoros; as observações no microscópio, que proporciona a visão de um novo universo, como o que existe em uma gota d’água; a extração de DNA; além de um planetário inflável estão entre as atividades que mais fazem sucesso com o público”, conta José Ribamar.
Cerca de quinze pessoas, entre estudantes do Ensino Médio, universitários e profissionais já formados, integram a equipe que orienta os experimentos. O caminhão da Ciência Móvel conta também com a presença de pesquisadores convidados para dirigir as oficinas e ministrar as palestras que apresentam temas de interesse de cada município, principalmente, na área da saúde.
E para você que já quer correr para a janela em busca de algum caminhão com cara de Ciência fique de olho no itinerário da Ciência Móvel. Mas nada de tristeza caso sua cidade não esteja na escala. A página eletrônica do Museu da Vida, logo, logo, disponibilizará os procedimentos necessários para receber a Ciência Móvel em sua região. Então, preparado para pegar uma carona com a Ciência?
De olho no itinerário da Ciência Móvel
De 30 de novembro a 2 de dezembro: Rio das Ostras/RJ.
07 e 08 de dezembro: Cidade da Criança, São José do Rio Preto/SP.