Comprar uma pizza congelada, assar e comer sem precisar tirar do plástico – um plástico de tomate, diga-se de passagem. Já pensou? Pois é essa a ideia dos pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), que desenvolveram um novo tipo de embalagem para alimentos, feita a partir de frutas e legumes, que pode ser ingerida sem trazer prejuízos à saúde.

As películas comestíveis possuem diversos sabores e podem ser feitas a partir de frutas, legumes ou hortaliças. (foto: Samuel Vasconcelos)
As películas plásticas comestíveis podem ser fabricadas com alimentos como mamão, cenoura, beterraba e outros. De acordo com o engenheiro de materiais José Manoel Marconcini, pesquisador da Embrapa, a nova tecnologia é sustentável – não causa danos ao meio ambiente – porque evita o desperdício.
“Muitos restos de alimentos das indústrias, que seriam descartados, podem ser reaproveitados na produção das embalagens”, afirma o pesquisador. “Além disso, as películas são biodegradáveis e evitam o descarte do plástico convencional, material prejudicial ao meio ambiente.”
Outra vantagem é que os produtos vão poder durar por mais tempo. “Durante a fabricação da película, são adicionadas substâncias antimicrobianas para proteger os alimentos de microrganismos”, explica José Manoel. “Essas substâncias estendem o prazo de validade dos produtos”.
A fabricação do plástico comestível inclui a desidratação dos alimentos e a adição de nanomateriais para dar liga e resistência semelhantes às embalagens convencionais. São adicionados também ingredientes para dar gosto ou cor.

O mamão, em conjunto com nanomateriais resistentes e outros ingredientes como a canela, dá origem a películas comestíveis. (foto: Flávio Ubiali)
Essa sem dúvida é uma novidade que eu gostaria de experimentar, mas as novas embalagens ainda não estão disponíveis no mercado. “Ainda é preciso transferir a tecnologia para as indústrias, que serão responsáveis por tornar esse produto acessível à população”, avisa José Manoel.
Rayssa Morales de Oliveira
Com certeza essa è uma idèia òtima para apreservação da natureza.Eu adoraria comer algo assim.
Publicado em 25 de junho de 2018
ANNA ELISE
Eu já tinha ouvido falar disso e achei muito legal a ideia.
Publicado em 2 de março de 2019
ANA LUIZA
PARA BENS PARA VCS ACHEI BEM INTERESSANTE .AMEI UM BOM TRABALHO PARA VCS
Publicado em 3 de junho de 2020
Caio Gabriel dos Santos Teixeira
É muito legal
Publicado em 10 de junho de 2020
Davi Akimim Sperandio de Albuquerque
Oplastico comestíveil é bom para não poluir a natureza
Publicado em 11 de junho de 2020
Davi Akimim Sperandio de Albuquerque
Esr tipo de plástico é bom para não poluir a natureza e os rios
Publicado em 11 de junho de 2020
Gisele Pereira Silva Lima
Eu amei
Publicado em 18 de junho de 2020
Mariana Valim
Amei ótimo
Publicado em 18 de junho de 2020
Joice maria Farias Carvalho
Gostei bastante. Obrigada??
Publicado em 2 de julho de 2020
Lucas
Não é plástico, pessoal. Plásticos são polímeros sintéticos, derivados de petróleo. Já li que uma estudante desenvolveu pratos e copos descartáveis feitos de mandioca. Mas por não serem produzidos em larga escala, são bem mais caros.
Publicado em 23 de setembro de 2020
Clarice aluna
Adorei o que essa empresa está pensando em fazer
Publicado em 31 de maio de 2021
Benício Breu
É sem dúvida um avanço evolutivo muito positivo para o Planeta.
Publicado em 24 de abril de 2022