Curiosas e premiadas

Já tentou caminhar sobre a água? Perda de tempo: a tarefa é fisicamente impossível para humanos – somos muito pesados para ficar sobre a água sem afundar. Mas pesquisadores italianos ganharam um prêmio por mostrar que sim, humanos podem andar sobre a água. Para isso, é preciso apenas uma condição: que a água e o humano estejam na Lua!

Confira um vídeo do experimento, que reproduz uma corrida sobre a água em baixa gravidade:

Parece até mentira, mas a pesquisa é de verdade e ganhou o prêmio IgNobel – o nome é uma brincadeira com o famoso prêmio Nobel. Enquanto o Nobel é concedido todo ano para pesquisadores que dão grandes contribuições para a ciência, o IgNobel vai para aqueles que fazem pesquisas dignas de boas risadas.

Alberto Minetti, o físico responsável pelo estudo que citamos acima, explica que, na Lua, os humanos conseguiriam andar sobre água porque lá a gravidade (força que nos puxa em direção ao chão e nos impede de sair voando) é menor. Mesmo assim, a pessoa não poderia ficar parada de pé na água nem andando lentamente, teria que correr.

“Somente algumas espécies de lagarto e insetos conseguem andar sobre as águas”, comenta Alberto. “Os humanos não têm peso e tamanho para isso, nem força muscular para se manter correndo com a velocidade necessária para tal. Mas com a gravidade reduzida, correr sobre a água é bem mais fácil e possível.”

Uma das pesquisas premiadas mostrou que o besouro rola-bosta se guia pelas estrelas (Foto: Marcus Byrne)

Uma das pesquisas premiadas mostrou que o besouro rola-bosta se guia pelas estrelas (Foto: Marcus Byrne)

Outra pesquisa bem curiosa que ganhou o IgNobel este ano já tínhamos noticiado aqui na CHC On-line: um estudo sobre o besouro rola-bosta, que usa o brilho da Via Láctea para se localizar. O braço iluminado da nossa galáxia serve para que ele ande em linha reta e não se perca.

Também foram premiados um curioso dispositivo antissequestro para aviões e um estudo sobre o comportamento das vacas. Eu ri um bocado escrevendo esta matéria!