Grandes pedras vagando pelo espaço sideral – em geral, é assim que imaginamos os asteroides. Mas eles são muito mais interessantes do que isso! Cientistas descobriram recentemente que sua composição é bastante complexa, incluindo vários materiais e minerais diferentes.
Você pode estar se perguntando como eles analisaram um objeto que está tão distante no espaço. Por incrível que pareça, eles chegaram a essa conclusão apenas olhando para um asteroide específico, o Itokawa, que está relativamente próximo ao nosso planeta – a distância em relação à Terra é de cerca de 115 milhões de quilômetros.
Por 12 anos, esse asteroide foi observado por meio de telescópios. Os cientistas analisaram a sua velocidade de rotação, sua temperatura e o efeito do Sol sobre ele. Quando a luz solar incide no astro, ele pode girar de maneira diferente por causa do aquecimento.
Com todas essas informações reunidas, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o asteroide era feito de vários materiais diferentes e não de um só tipo de rocha. Isso porque, se ele fosse feito apenas de um material, a tendência era que sua velocidade de rotação fosse diferente.
Um dos cientistas envolvidos na pesquisa, o físico Stephen Lowry, da Universidade de Kent, no Reino Unido, nos contou que, dentro desses corpos celestes, pode haver metais que utilizamos em nosso dia a dia, como o ferro.
Ainda são necessários estudos mais detalhados para descobrir, de fato, de que são feitos os asteroides. Além de nos contar segredos sobre a formação desses corpos celestes, essa informação nos daria pistas sobre como se formam os planetas!