Todo mundo sabe que a função do guarda-chuva é nos proteger dos temporais. Mas você sabia que esse objeto pode funcionar como uma verdadeira estação meteorológica? É o que pretende o físico Rolf Hut, da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda. Ao acoplar um sensor a um guarda-chuva comum, Rolf conseguiu fazer com que o objeto registrasse informações sobre as gotas de chuva que caem sobre ele.
Segundo o pesquisador, a tecnologia permite que o guarda-chuva funcione como um pluviômetro – aparelho usado para colher e medir a quantidade de chuva que cai em um local durante um tempo determinado. Para isso, o sensor transforma em sinais elétricos as vibrações produzidas pelo impacto que uma gota de chuva provoca ao cair sobre o tecido do guarda-chuva. A seguir, o próprio sensor envia a informação elétrica para um celular, que manda os dados para um computador.
A tecnologia ainda está em teste, mas Rolf espera que, no futuro, ela possa substituir os pluviômetros usados atualmente para monitorar as chuvas. “Os aparelhos usados hoje em dia são caros e o guarda-chuva pode funcionar como uma alternativa mais econômica”, explica.
Rolf ainda não sabe quanto tempo vai levar até que o guarda-chuva esteja disponível nas lojas, mas espera que, em breve, diversas pessoas possam carregá-lo por aí. “Queremos ter milhares de estações meteorológicas percorrendo a cidade, pois esse monitoramento ajudaria a prevenir enchentes, por exemplo”, acrescenta o cientista. Se o plano se realizar, poderemos ajudar a ciência simplesmente caminhando na chuva!