Aposto que na sua casa há facas, garfos e colheres. Acertei? Eles provavelmente foram feitos em uma grande fábrica, que produz uma enorme quantidade de talheres iguais todos os dias. Estamos acostumados com isso: atualmente, existem fábricas capazes de produzir os mais diferentes objetos numa rapidez impressionante. Agora eu pergunto: antes das máquinas, como era a produção de utensílios? E muito antes… lá na pré-história?
Arqueólogos acharam, na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, indícios do que pode ter sido uma indústria 9 mil anos atrás. Foram encontradas 101 lâminas pontiagudas que mediam até 20 centímetros. Ainda não se sabe qual era sua utilidade exata, mas os pesquisadores acreditam que as ferramentas podem ter servido para raspar, cortar e perfurar. Os objetos encontrados são tão variados que, provavelmente, tinham muitas funções.
Os estudos sugerem que as lâminas foram fabricadas por povos da tradição Umbu – grupos de caçadores coletores que habitavam o sul do Brasil entre 300 e 9 mil anos atrás.
“Esses grupos usavam lascamentos sucessivos que deixavam a lâmina no formato de uma faca de cozinha, mas que é cortante nas duas laterais e na ponta”, conta a arqueóloga Sirlei Hoeltz, da empresa Archaeo Pesquisas Arqueológicas, que participou da análise do artefatos.
Encontradas próximo ao rio Uruguai, as ferramentas foram esculpidas em matérias-primas rochosas comuns naquela região. Esta é a primeira vez que se descobre um conjunto de lâminas pré-históricas em território brasileiro.