Chimpanzés, orangotangos e outros hominídeos são atração certa nos zoológicos – e isso porque se parecem muito com os humanos. Podem até ter um jeitão meio desengonçado, mas seguram coisas, coçam a cabeça e até andam de uma maneira parecida com a gente. E nadar como homens e mulheres, será que eles conseguem?
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Berna, na Suíça, resolveu investigar. Eles filmaram o nado de dois macacos e compararam seus movimentos com os de seres humanos e outros animais.
Participaram da pesquisa um chimpanzé e um orangotango, batizados de Cooper e Suryia, que vivem em dois zoológicos americanos. Os resultados foram surpreendentes! Confira algumas imagens:
“A maioria dos animais escolhe o nado estilo ‘cachorrinho’, mas Cooper e Suryia utilizaram somente elementos do nado de peito”, conta o antropólogo Renato Bender, coordenador da pesquisa. “Enquanto o Cooper (o chimpanzé) movimenta as pernas simultaneamente de um modo muito semelhante ao nado de peito de nadadores humanos, o Suryia (orangotango) executa pernada de peito modificada, alternando os movimentos.”
Os animais não passaram por nenhuma aula de natação: simplesmente desenvolveram esta habilidade, cada um por si. “Nossa pesquisa demonstrou que chimpanzés e orangotangos podem aprender a nadar, desde que vivam em condições favoráveis para o aprendizado desta técnica”, explica Renato.
Nisso, eles são também muito parecido com os humanos. “Se não fosse pelo nosso contato frequente com a água – para brincar, tomar banho e lavar roupas – provavelmente não conseguiríamos aprender a nadar com tanta facilidade”, completa o cientista.