É cada vez mais comum, no nosso dia a dia, usar computadores, jogos eletrônicos, tablets e celulares. Mas não é todo mundo que sabe os segredos por trás dessas tecnologias, não é?
Parece que eles são de domínio apenas dos programadores – pessoas responsáveis por elaborar os programas e funcionalidades dessas máquinas. Mas isso não é verdade: qualquer um pode programar, se tiver um pouco de tempo e disposição para aprender a fazê-lo. Prova disso é um grupo de alunas da rede pública de ensino de Fortaleza, no Ceará, que decidiu criar seus próprios aplicativos para celulares!
Tifany Ambrósio, Raissa Silva, Keliane Gomes, Kaiane Costa e Vitória Dias são alunas da Escola Municipal Maria Helenilce Cavalcante Leite Martins. Elas criaram o Traço Kids, uma galeria virtual para vender desenhos feitos por crianças de seu bairro. Com o dinheiro arrecadado, compram material para fazer mais obras de arte.

Traço Kids é uma galeria virtual de imagens, que pretende dar visibilidade aos jovens artistas. Os fundos arrecadados com a venda de estampas são revertidos em materiais de desenho e pintura para as crianças. (imagem: Reprodução)
Já Talita Cabral e Milena Sousa, da Escola Municipal Taís Maria Bezerra Nogueira, idealizaram Cantando e Aprendendo, um karaokê portátil que ajuda a vencer a timidez e solucionar problemas na fala. “As estudantes pensaram em um programa para ajudar quem mais sofresse com os problemas da timidez e as falhas na dicção. Juntaram isso com o gosto pela música e projetaram o aplicativo”, conta Lúcio Márcio de Souza Rebouças, coordenador pedagógico da escola.

As alunas desenvolveram uma pesquisa sobre timidez e acabaram se deparando com outro problema: o das dificuldades na fala. O jogo Cantando e Aprendendo tem como objetivo ajudar a resolver essas questões de maneira divertida. (imagem: Reprodução)
Todas as meninas têm cerca de 11 anos e estão no Ensino Fundamental. Os dois grupos participaram do desafio Technovation, um programa internacional para incluir mulheres no mundo da programação. Ele oferece, juntamente com o portal Programaê, o apoio necessário para que as meninas aprendam a desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis e, assim, possam soltar a imaginação e começar a trabalhar nesse universo. E você, não se anima?
Anna Elise
Que legal, este jogo deve bastante divertido!
Publicado em 4 de agosto de 2018
anonimos
muito daora esse jogo
Publicado em 13 de agosto de 2020
Ricardomartins@aluno.paineira.com.br
Só vi em um livro
Publicado em 4 de maio de 2021
Marcos Vinicius
nossa que legal
Publicado em 14 de maio de 2021
joao mignolo
li no livro da escola
Publicado em 18 de maio de 2021
joao mignolo
top
Publicado em 18 de maio de 2021
joao mignolo
aduide jaca torta
Publicado em 18 de maio de 2021
Kkkk
Oi seu Zezinho morterinho
Publicado em 25 de maio de 2021
Gabriella Gomes
Que incrível eu tenho esse texto no meu livro de português
Publicado em 1 de junho de 2021
Nicolly
Kkkkkk
Publicado em 11 de agosto de 2021
Angelo
Esse texto está no meu livro de português ?☆☆☆☆☆☆☆☆
Publicado em 30 de abril de 2022