Mão na massa

É cada vez mais comum, no nosso dia a dia, usar computadores, jogos eletrônicos, tablets e celulares. Mas não é todo mundo que sabe os segredos por trás dessas tecnologias, não é?

Programação também é coisa de menina. (foto: United States Mission Geneva / Flickr / CC BY-ND 2.0)

Programação também é coisa de menina. (foto: United States Mission Geneva / Flickr / CC BY-ND 2.0)

Parece que eles são de domínio apenas dos programadores – pessoas responsáveis por elaborar os programas e funcionalidades dessas máquinas. Mas isso não é verdade: qualquer um pode programar, se tiver um pouco de tempo e disposição para aprender a fazê-lo. Prova disso é um grupo de alunas da rede pública de ensino de Fortaleza, no Ceará, que decidiu criar seus próprios aplicativos para celulares!

Tifany Ambrósio, Raissa Silva, Keliane Gomes, Kaiane Costa e Vitória Dias são alunas da Escola Municipal Maria Helenilce Cavalcante Leite Martins. Elas criaram o Traço Kids, uma galeria virtual para vender desenhos feitos por crianças de seu bairro. Com o dinheiro arrecadado, compram material para fazer mais obras de arte.

Traço Kids é uma galeria virtual de imagens, que pretende dar visibilidade aos jovens artistas. Os fundos arrecadados com a venda de estampas são revertidos em materiais de desenho e pintura para as crianças. (imagem: Reprodução)

Traço Kids é uma galeria virtual de imagens, que pretende dar visibilidade aos jovens artistas. Os fundos arrecadados com a venda de estampas são revertidos em materiais de desenho e pintura para as crianças. (imagem: Reprodução)

Já Talita Cabral e Milena Sousa, da Escola Municipal Taís Maria Bezerra Nogueira, idealizaram Cantando e Aprendendo, um karaokê portátil que ajuda a vencer a timidez e solucionar problemas na fala. “As estudantes pensaram em um programa para ajudar quem mais sofresse com os problemas da timidez e as falhas na dicção. Juntaram isso com o gosto pela música e projetaram o aplicativo”, conta Lúcio Márcio de Souza Rebouças, coordenador pedagógico da escola.

As alunas desenvolveram uma pesquisa sobre timidez e acabaram se deparando com outro problema: o das dificuldades na fala. O jogo Cantando e Aprendendo tem como objetivo ajudar a resolver essas questões de maneira divertida. (imagem: Reprodução)

As alunas desenvolveram uma pesquisa sobre timidez e acabaram se deparando com outro problema: o das dificuldades na fala. O jogo Cantando e Aprendendo tem como objetivo ajudar a resolver essas questões de maneira divertida. (imagem: Reprodução)

Todas as meninas têm cerca de 11 anos e estão no Ensino Fundamental. Os dois grupos participaram do desafio Technovation, um programa internacional para incluir mulheres no mundo da programação. Ele oferece, juntamente com o portal Programaê, o apoio necessário para que as meninas aprendam a desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis e, assim, possam soltar a imaginação e começar a trabalhar nesse universo. E você, não se anima?