Quando você vê um tucano, deve ficar impressionado com o tamanho do bico do animal. Não é para menos. Afinal, ele representa quase a metade do corpo da ave. Intrigados com suas dimensões, cientistas já o estudaram e concluíram que ele é usado para descascar frutas e atrair parceiros. Porém, três pesquisadores descobriram agora uma nova função para ele: ajustar a temperatura do corpo da ave, de forma que ela não fique muito alta ou baixa.
Ao estudar o tucano-toco (Ramphastos toco), a maior entre as várias espécies de tucano que existem, dois cientistas brasileiros e um estrangeiro perceberam que esse animal usa o bico para trocar calor com o ambiente. Algo que o elefante também faz com as suas orelhas e o pato, com o seu bico.
Superbico em ação
As aves foram monitoradas com câmeras que conseguem obter imagens da temperatura da superfície do corpo do animal. Na parte das costas, coberta de penas, a temperatura variou bem pouco de acordo com a temperatura do ambiente e na área próxima ao olho, ela ficou constante. Entretanto, mudou bastante na região do bico.
Os cientistas perceberam, então, que o tucano pode ajustar a quantidade de calor perdida para o ambiente por meio dessa estrutura. “Quando o ambiente sofre quedas de temperatura, os vasos sanguíneos presentes no bico se contraem, o que impede a perda de calor”, explica o biólogo Denis Andrade, da Universidade Estadual Paulista, um dos pesquisadores que conduziu o estudo. “Já quando as temperaturas ficam mais altas, esses vasos se dilatam e permitem que o animal se desfaça de parte do calor.”
Veja como imagens feitas por uma câmera especial permitiram que os cientistas descobrissem que o bico do tucano ajuda a controlar a temperatura dessa ave (imagens: Glenn Tattersall)
Quente ou frio?
Quando o tucano voa, a temperatura do bico também muda. Isso porque o organismo da ave produz mais calor, que é eliminado por essa estrutura. Ela fica mais quente, ajudando o bicho a se refrescar. A espécie também usa o bico para perder calor quando vai dormir e, com isso, a temperatura do corpo diminui durante o sono.
Agora, os pesquisadores envolvidos na pesquisa – que inclui ainda Augusto Abe, da Universidade Estadual Paulista, e Glenn Tattersall, da Universidade de Brock, no Canadá – vão investigar se outras espécies de aves também usam o bico para controlar a temperatura do corpo. Viu só como o bico do tucano, além de muito charmoso, ainda tem uma função para lá de interessante?