Olhe bem para a foto ao lado. É tão bonita que parece coisa de profissional! E se eu dissesse que o fotógrafo talvez tenha a sua idade? Você ficaria surpreso? Pois o autor desta bela imagem é um menino de 9 anos chamado João Couto. Apesar da baixa estatura, João e seu irmão Antônio – que tem só 7 anos – já fotografam como gente grande.
Tudo começou quando os meninos foram levados a um passeio pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro, para observar as aves que moram por lá. João ficou tão interessado naqueles bichos que começou a estudá-los a sério, em guias de aves tão grossos que quase não aguentava carregar. Virou um especialista no assunto e, hoje, até troca mensagens com renomados cientistas.
A paixão pela fotografia surgiu como uma forma de criar recordações dos animais observados. João aprendeu a fotografar primeiro sozinho e, depois, fez cursos para aprimorar sua técnica. Em julho, ganhou dos pais uma viagem ao Pantanal, onde teve a oportunidade de clicar muitas aves, como o talha-mar e o gavião-caramujeiro, e até um jacaré
Antônio seguiu o rastro do irmão e também se aventura a fotografar a natureza. Mas seus interesses são outros: gosta mesmo é de animais de quatro patas, como mamíferos e outros. Ele tem bichos de pelúcia que curtem passear pela mata, incluindo os “fotógrafos” ursinho Frank e gato Pipoca.
Os dois irmãos fazem parte do Clube de Observadores de Aves do Rio de Janeiro e colocam suas descobertas no Wiki Aves, uma comunidade virtual onde observadores de pássaros cadastram fotos, sons e maneiras de identificar diferentes espécies (veja o perfil do João e o perfil do Antônio). Além disso, participam de eventos sobre o assunto, onde compartilham suas experiências com outros apaixonados por aves (confira aqui e aqui vídeos das palestras feitas pelos irmãos).
E aí, ficou inspirado e quer fotografar a natureza também? João e Antônio deixaram dicas especiais para os leitores da CHC Online. Confira: