O atobá-marrom é uma ave marinha que pode ser encontrada em todo o litoral brasileiro. A espécie faz seus ninhos em ilhas, e tanto os machos quanto as fêmeas alimentam e cuidam dos seus filhotes recém-nascidos. Essas aves parecem levar uma vida tranquila, mas um perigo está cada vez mais perto delas: o lixo.
Em vez de usar apenas gravetos, folhas e outros materiais naturais para acomodar seus filhotes, os pais atobás-marrons usam também linhas de náilon, pedaços de isopor, objetos de metal, pontas de cigarro, enfim, qualquer material deixado por humanos nas proximidades das ilhas. O contato dos filhotes com a poluição desde o início de suas vidas pode constituir uma ameaça a determinadas espécies de aves marinhas, incluindo o atobá-marrom.
Existem dois grandes riscos. O primeiro é o emaranhamento em cordas, linhas e redes de pesca, que pode causar sufocamento ou a fratura das asas e patas, e morte dos animais. O segundo é quando o filhote engole pedacinhos de plásticos, esponjas, anzóis e outros itens, que podem causar sufocamento, engasgo ou feridas internas no seu aparelho digestório, e também pode causar a sua morte.

Filhote de atobá-marrom em ninho construído com lixo no Arquipélago do Santana, Macaé/RJ. (foto: Davi C. Tavares)
O Brasil está entre os 20 países que mais despejam lixo nos oceanos: cerca de um milhão de toneladas por ano. Todo esse lixo permanece no mar por longo tempo – plásticos e náilon, por exemplo, por até 500 anos, porque sua decomposição é lenta. As aves constituem o grupo de animais com o maior número de espécies afetadas diretamente pelo lixo que os humanos despejamos no oceano. Que papelão o nosso, hein?!
Paula
Ótimooooo, super legal amei ave linda,texto lindo……Paula 4/6/2018
Publicado em 4 de junho de 2018
M.C.R.M
Eu fiquei chocada ao saber que essas aves são marinhas e tenho a dúvida se elas voam.Também achei interessante que elas não produzem seus ninhos como as outras aves,ao invés de usarem materiais naturais, usam o lixo que os humanos jogam no oceano,isso foi uma coisa bem decepcionante que encontrei sobre esas aves marinhas que nunca vi a olho nu,ou seja, nunca vi na vida real.Eu achei muito ruim conhecer a triste história sobre essa ave atobá-marrom.
Publicado em 4 de junho de 2018
Cleide
Achei muito interesante
Publicado em 18 de outubro de 2020
Arthur Gomides Correa
Temos que pensar na vida dos animais ao jogar o lixo fora.
Publicado em 5 de junho de 2018
LARA VALENTE AMARAL
Nós podemos contribuir separando lixo reciclável do orgânico para não prejudicar os ATOBÁ_MARROM e seus filhotes, e também é importante lembrar que neste cometário o meio ambiente, os rios,os mares e os lagos também são importantes!
Publicado em 7 de junho de 2018
Manuela Mesquita Ribeiro
Amei a notícia
Publicado em 10 de junho de 2020
Letícia Rodrigues
Amei a notícia aprendendo que não pode jogar lixo na rua e nos oceano prós peixes e prós passarinho prós animais
Publicado em 19 de junho de 2020
LetÍcia Gonçalves Soares
Agora a gente sabe o que devemos e não devemos fazer nos oceanos e nas ruas.
Publicado em 25 de maio de 2022
Pietro
NÃO GOSTEI DE SABER QUE ELES USAM LIXO PARA FAZER O NINHO PODERIAM FAZER SOBRE AS ONÇAS PINTADAS E A SUA SOBRE VIVEM SIA
Publicado em 17 de julho de 2020
ANA ISABELE M. JEANMONOD
Olá CHC,gostei muitodeste artigo!
Publicado em 17 de julho de 2020
l
vamos comesar um protesto #parem de jogar lixo salvem os atobá marron
Publicado em 7 de agosto de 2020
Pedro Neto, 8 anos
Olá revista CHC, não conhecia os atobás e foi muito triste saber o modo como estão vivendo. É preciso que as pessoas parem de jogar lixo nos rios para que os atobás assim como outras aves e animais não morram.
Publicado em 25 de agosto de 2020
Lorenz0
Eu amei essa revista! Por favor publiquem mais sobre isso. A revista esta de parabéns, obrigado . Foi bom aprender mais.
Publicado em 15 de setembro de 2020
Helena Cardozo
Achei interessante a matéria, não conhecia essa ave, É muito triste saber que muitos animais morrem por causa da poluição deixada pelos humanos, Se reutilizássemos os materiais e jogássemos o lixo no seu devido lugar, estas aves com certeza teriam mais chance de sobrevivência, ainda assim, não são somente os pássaros os prejudicados são muitos animais marinhos.
Publicado em 8 de dezembro de 2020
Letícia cafe?
Oi oi chc e triste porque o lixo esta sendo o perigo da bota-marrom?
Publicado em 9 de junho de 2021
LARISSA
OIII chc fiquei muito triste pelo atobá-marrom )))):
Publicado em 21 de junho de 2021
Davi protetor de Animais
Vamos ajudar os pássaros não jogando lixo nos mares…Porque com isso eles podem morrer e qual e a graça do mundo sem animais por causa do lixo!#Joguem lixo no lugar certo
Publicado em 13 de julho de 2021
Davi protetor de Animais
olá revista CHC!Vamos jogar lixo no lugar certo porque os animais vão morrer!#vamosjogarlixonolugarcerto
Publicado em 13 de julho de 2021
L.M
Olá Ciência Hoje das Crianças, me chamo Luíza, tenho 10 anos e estudo no Colégio Meta. O lixo nos oceanos sempre foi um problema, e essa matéria ressalta e nos lembra disso. Tudo bem, errar é humano, mas persistir no erro é demais! Os animais precisam de um mundo melhor, eles estão gritando por socorro! Espero que o meu comentário e minha participação ajudem.
Obrigada desde já pela atenção de vocês, equipe da CHC!
Publicado em 20 de agosto de 2021
Sofia?
achei muito fofo
Publicado em 9 de novembro de 2021
Sofia?
EU ACHEI MUITO TRISTE
Publicado em 9 de novembro de 2021
LetÍcia Gonçalves Soares
Eu também,muito triste pobre animais
Publicado em 25 de maio de 2022
2º ano
Olá, chc! Adoramos a matéria, mas ficamos muito tristes por saber que muitas aves estão sofrendo com o lixo que nós seres humanos não descartamos corretamente.. Um beijo e um queijo!
Publicado em 4 de maio de 2022
LetÍcia Gonçalves Soares
Nunca vi uma imagem desse pássaro,atobá-marrom,e nem do ninho dele nem sabia que isso existe
Publicado em 25 de maio de 2022