Estamos sempre falando sobre espécies animais ameaçadas de extinção e como é importante preservá-las. Para isso, várias iniciativas se propõem a cuidar de bichos como pandas, araras-azuis ou até onças-pintadas. Por outro lado, outros animais menos bonitos, menos simpáticos ou até com visual assustador não recebem a mesma atenção.
Mudar isso é o objetivo da Sociedade de Proteção dos Animais Feios, que acaba de escolher sua mascote: Psychrolutes marcidus, ou simplesmente peixe-gota. Talvez o apelido não expresse bem a aparência mal humorada do bicho, mas explica bem o seu estilo de vida – o peixe-gota vive no fundo do oceano, entre 600 a 1200 metros de profundidade.
Presente na Austrália e na Tasmânia, o animal passa a vida toda nadando de cima para baixo sem preocupação. Sua pele parece uma gelatina e isso o ajuda a flutuar, como uma gota no oceano.
Porém – como os outros animais que concorreram ao título de mais feio do mundo –, o peixe-gota está seriamente ameaçado. Apesar de não servir como alimento, às vezes, o peixe-gota é pescado sem querer, quando os humanos estão tentando pegar outros peixes, e acaba morrendo.
Além do peixinho sem sorte, também participaram do concurso um macaco bem narigudo, um papagaio gigante que não sabe voar e outros bichos bem esquisitos (confira as fotos na galeria abaixo). Mesmo não tendo sido escolhidos, agora esses bichos têm um representante à altura do desafio (ou da feiura?) para lutar pela sua preservação!
[jj-ngg-jquery-slider gallery=”40″ html_id=”about-slider” width=”600″ height=”450″
center=”1″ effect=”fade” pausetime=”7000″ order=”sortorder” animspeed=”400″]