O nome das estrelas

Quem nunca parou para admirar as estrelas? As três marias… As quatro irmãs do Cruzeiro do Sul, com a intrometida… Bem, esses são apenas apelidos. Cada uma dessas estrelas tem um nome próprio – as três marias, por exemplo, se chamam Mintaka, Alnilan e Alnitaka.

A maioria das estrelas tem nomes formados por letras e números (Foto: Sofia Moutinho)

A maioria das estrelas tem nomes formados por letras e números (Foto: Sofia Moutinho)

Esses e outros nomes foram dados há muitos séculos por antigos astrônomos árabes e continuam sendo usados até hoje. Muitas estrelas foram batizadas também pelos gregos, que nomearam a maioria das constelações, como a própria Órion, da qual as três marias fazem parte.

Agora, se pensarmos em quantas estrelas existem – tente contar e verá que vai perder a conta! –, só podemos concluir que é muito, muito difícil dar nome a todas elas. Por isso, os cientistas da atualidade encontraram uma forma mais prática de identificar esses corpos celestes: uma combinação de letras e números.

Uma estrela recentemente descoberta por astrônomos brasileiros ganhou o nome de HIP 102152. A escolha não é aleatória. As letras e números correspondem aos catálogos onde os astrônomos anotam a descoberta das estrelas e informações sobre elas. HIP 102152, por exemplo, significa que essa é a 102152ª estrela do catálogo chamado Hipparcos.

Pode ser feio e complicado de pronunciar, mas nomes assim facilitam a vida dos cientistas. Os catálogos funcionam com uma lista de consulta e, ordenadas por números, fica mais fácil para os astrônomos conseguir achar na lista a estrela que desejam estudar.

“O mesmo acontece com humanos: encontrar o João da Silva no Brasil só pelo seu nome é quase impossível, mas se você tiver o CPF, pode encontrá-lo mesmo sem saber seu nome”, explica o astrônomo Johannes Andersen, da Universidade de Copenhagen.

Apesar desses padrões da ciência, nada impede que nomes informais sejam atribuídos às estrelas. Volta e meia pesquisadores e instituições fazem concursos para nomear os astros – agora mesmo, a Universidade de São Paulo (USP) procura um novo apelido para a HIP 102152. Eu já dei meu palpite!

Matéria publicada em 07.10.2013

COMENTÁRIOS

  • Anna Elise

    Quantas estrelas vocês já encontraram no total?

    Publicado em 6 de outubro de 2018 Responder

  • felipe

    NÃO SEI ,MAS ACHO QUE FOI MAS DE 2000

    Publicado em 31 de março de 2021 Responder

Envie um comentário

Sofia Moutinho

Curiosidade é meu lema! Desde pequena busco respostas para as perguntas mais intrigantes. Melhor que estar por dentro da ciência, só compartilhar com vocês esse conhecimento!