Quer se sentir em uma aldeia indígena? Então, ligue a caixa de som do seu computador, clique aqui e ouça uma música do povo tikuna, que vive na Amazônia. Gostou? Pois saiba que essa é apenas uma das atrações de dois CDs recém-lançados que trazem canções feitas por índios. Um apresenta os sons dos tikuna. Já o outro traz as primeiras canções indígenas gravadas por um brasileiro!
Do passado para o presente
Essas gravações antigas – que você pode ouvir ao clicar na tela a seguir – são de músicas dos pareci e nambiquara, índios que vivem no centro-oeste do Brasil. Elas foram feitas pelo antropólogo Edgar Roquette-Pinto em 1912.
Ao viajar entre Mato Grosso e Rondônia, Roquette-Pinto se tornou o primeiro brasileiro a gravar canções indígenas. Na época, não havia a tecnologia atual e o pesquisador registrou as músicas em 14 cilindros de cera, material que permite a gravação de sons por meio de um equipamento chamado fonógrafo. Dá para acreditar?!
Como o antropólogo trabalhava no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, as gravações ficaram arquivadas ali. Em 1937, elas foram copiadas e, agora, por iniciativa dos pesquisadores Edmundo Pereira e Gustavo Pacheco do Laboratório de Pesquisas em Etnicidade, Cultura e Desenvolvimento da instituição, deram origem ao CD Rondônia 1912 – Gravações Históricas de Roquette-Pinto.
Canto que vem da Amazônia
Entre 2002 e 2004, Edmundo Pereira e Gustavo Pacheco coordenaram gravações de músicas do povo tikuna, que vive na fronteira do Brasil com o Peru e a Colômbia, na região conhecida como Alto Solimões. O resultado está no álbum duplo Magüta arü wiyaegü – Cantos Tikuna.
Um dos CDs traz músicas tradicionais, como as tocadas e cantadas na festa da moça nova, ritual que celebra a entrada das meninas na adolescência. O outro apresenta os novos ritmos criados pelos indígenas, que misturam cantigas antigas e instrumentos eletrônicos, além de influências dos países vizinhos.
“A música, para os tikuna, tem grande valor em rituais sagrados e está sempre presente no cotidiano dos cerca de 35 mil índios que pertencem a esse grupo”, conta Edmundo Pereira.
Os CDs Magüta arü wiyaegü – Cantos Tikuna e Rondônia 1912 – Gravações Históricas de Roquette-Pinto não estão à venda. Mas, em breve, o seu conteúdo será colocado na internet para quem quiser acessar. Além de ouvir os sons desses povos indígenas, você vai poder saber mais sobre eles por meio de textos e fotos presentes nos encartes dos CDs. Será a sua chance de entrar no ritmo dos índios brasileiros. Então, aumente o som!
Como vivem os índios hoje?
Fantástico mundo indígena
Os índios e os pontos cardeais