A procura por planetas fora do Sistema Solar, ou exoplanetas, continua rendendo frutos. Cientistas anunciaram a descoberta de GJ 1132b, planeta que orbita uma estrela anã e apresenta características semelhantes com a Terra: ele provavelmente tem composição parecida e é um pouco maior que o nosso planeta azul. O número total de exoplanetas já descobertos se aproxima de 2 mil.
GJ 1132b foi encontrado por telescópios terrestres instalados no Chile e nos Estados Unidos. Primeiro, os cientistas detectaram sua estrela. Ao observarem com mais cuidado, perceberam uma diferença na luz emitida por ela – essa diferença acontecia quando o planeta passava na em sua frente, uma vez a cada 1,6 dia.
O planeta recém-descoberto está a 39 anos-luz da Terra – um ano-luz equivale a, aproximadamente, 10 trilhões de quilômetros. Parece longe, mas é um dos exoplanetas conhecidos mais próximos de nós! Por isso, os cientistas estão animados para estudá-lo melhor. Eles acreditam que será possível, por exemplo, desvendar detalhes da atmosfera, massa e densidade de GJ 1132b.
Por enquanto, eles já sabem que esse planeta é um pouco maior que o nosso (com raio 1,2 vez maior) e tem densidade semelhante, o que significa que a composição do GJ 1132b pode parecer com a da Terra. “Uma densidade similar sugere que o planeta é composto, majoritariamente, por rochas, como a Terra”, explicou o astrônomo Zachory Berta-Thompson, do Instituto de Tecnologia do Massachusetts, integrante da equipe que descobriu o planeta.
Assim como a Terra gira em torno do Sol, o GJ 1132b gira em volta da sua estrela, mas a uma distância muito menor. Por isso, a temperatura por lá é bem mais alta: varia entre 137 ºC e 307ºC – muito quente para abrigar vida nas formas que conhecemos! Ainda assim, o novo exoplaneta é mais frio do que outros planetas de tamanho semelhante.
Se os cientistas estão animados para estudar um planeta rochoso fora do Sistema Solar, eu estou mais animada ainda para saber quais serão os resultados desse estudo!