Você, leitor antenado da CHC, já deve saber que 2011 é o Ano Internacional da Química. Pois entre as muitas atividades que já estão rolando, está uma muito especial e que vai unir curiosos do mundo inteiro: é o pH do Planeta, experimento criado pela União Internacional de Química Pura e Aplicada.
O objetivo principal é medir a qualidade da água de rios e fontes de toda a Terra. Para isso, serão distribuídos kits com soluções capazes de medir o pH da água – uma escala que indica se uma substância tem características ácidas ou básicas.
A água deve ter um pH 7, que indica que ela é uma substância neutra, ou seja, nem ácida e nem básica. A proposta, então, é que jovens investigadores de todo o mundo coletem amostras de água de fontes naturais de sua cidade para medir seu pH usando as soluções indicadoras do kit.
Saiba mais sobre o experimento neste vídeo:
Mais de 100 países devem participar da atividade. “O experimento ensina que cada pessoa, em cada lugar do planeta, pode fazer diagnósticos do seu meio ambiente. Ele ensina às crianças e adultos que cada um de nós pode agir a favor do planeta”, explica Fernando Galembeck, professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas. É a química para um mundo melhor!