Reescrevendo a história

Você já pensou em escrever e publicar o seu próprio livro? Pois milhares de alunos da rede pública e privada de São Paulo que participaram do projeto Meu Primeiro Livro não só pensaram sobre isso, como também colocaram em prática: suas obras estão publicadas e foram distribuídas nas escolas.

O projeto é uma parceria da Editora Espaço Idea com prefeituras, secretarias de educação e escolas particulares. A equipe – formada por 40 professores e escritores – já visitou mais de dez cidades de São Paulo, promovendo atividades que mostram como é divertido escrever, ilustrar e montar um livro. “Contamos com a participação de escritores, pesquisadores e artistas de renome nacional”, explica Milta Alves Ribeiro, secretária de Educação de Salto.

Crianças de Salto (SP) participam das oficinas sobre a história da cidade, uma das atividades para produção dos livros (Foto: KR Comunicação Integrada)

Crianças de Salto (SP) participam das oficinas sobre a história da cidade, uma das atividades para produção dos livros (Foto: KR Comunicação Integrada)

Em Salto, o projeto envolveu mais de 3,5 mil alunos e lançou, em fevereiro, dez livros, que tratam de folclore, tradições orais e histórias de sua região. Eles são o resultado de muita pesquisa e trabalho de equipe.

Ryan César Rodrigues Domingues, um dos alunos participantes, gostou de descobrir, por exemplo, como eram os telefones antigos. “Eu aprendi que tinha telefone de rodar, que a gente colocava o dedo no buraquinho e girava o número”, disse. “E também tinha que pedir para a telefonista ligar, para a gente poder falar com quem a gente queria”.

As tecnologias do passado também chamaram a atenção de Maria Clara Moraes Alves: “A televisão antiga não tinha controle, era cheia de botões e parecia uma caixa”, conta. E na música não era diferente. “A vitrola usava um disco grande e preto e hoje o CD é pequeno”, complementa Isabelle Lima de Souza.

Com os livros em mãos, as crianças podem contar a seus amigos e familiares o que descobriram durante todo o processo de pesquisa. Já pensou que legal seria você também começar um estudo sobre as histórias da região onde vive? Que tal convidar seus amigos para juntos escreverem um livro?