Você já ouviu falar em relatividade? Se não, provavelmente vai ouvir quando tiver uma aula de física. Apesar de difícil de ser entendido até mesmo por muitos estudiosos, este é um conceito importante para a ciência, pois explica uma série de fenômenos da natureza e do universo. A Teoria da Relatividade Geral, que completou 100 anos em 2015, foi desenvolvida pelo alemão Albert Einstein, talvez o físico mais famoso de todos os tempos. Vamos conhecer um pouco da sua história?
O artigo que descreveu pela primeira vez a Teoria da Relatividade Geral foi publicado em 1915 no Boletim da Sociedade Científica Prussiana e revolucionou a física em que se baseavam os cientistas até aquele momento.
Segundo o astrofísico Wladimir Lyra, podemos pensar na relatividade como uma interpretação da força da gravidade. “A ideia central é que a matéria distorce o espaço ao seu redor, e nós percebemos essa distorção como uma força, que chamamos de gravidade”, explica. “Einstein descobriu que a matéria diz ao espaço como se curvar e o espaço diz à matéria como se mover”.
Quando o físico alemão divulgou sua teoria, muitos cientistas torceram o nariz. Porém, logo depois, reconheceram a genialidade do conceito criado por Einstein. “Em 1919, houve um eclipse do Sol que confirmou a teoria da relatividade”, conta Wladimir. O fenômeno foi observado, ao mesmo tempo, no município de Sobral, no Ceará, e na Ilha do Príncipe, na África. Com essa observação, cientistas comprovaram que a luz era desviada ao passar perto de uma estrela – como Einstein havia previsto.
“Num mundo onde a ciência é tão presente, comemorar uma invenção como essa é importante e deve despertar a curiosidade de todos para aprender um pouco mais sobre física, até porque fica difícil não se apaixonar por toda essa beleza”, aposta o professor José Cláudio Reis, da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio).
Vida e obra de Einstein
Albert Einstein nasceu na cidade de Ulm, na Alemanha, e aos 17 anos se mudou para a Suíça. Formou-se em física e foi trabalhar num escritório de patentes, onde se dedicou à análise de motores elétricos. Dizem alguns historiadores que, antes de se tornar o gênio que é considerado hoje, Einstein não ia muito bem na escola e tirava notas consideradas baixas!
O físico é mundialmente conhecido por sua famosa fórmula E = mc² (energia = massa vezes velocidade da luz ao quadrado), que explica a quantidade de energia contida na matéria. Além disso, recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921 por suas imensas contribuições à área e pelas diversas descobertas que realizou.
No ano de 1925, Einstein fez uma visita ao Brasil. Ficou hospedado no Hotel Glória, no Rio de Janeiro, e deu uma série de palestras em universidades e museus cariocas, encantando os brasileiros. Segundo os jornais da época, ele conheceu os principais pontos turísticos da cidade e até provou vatapá, um prato típico da Bahia.
Morreu em 1955, aos 76 anos.