Vida longa aos peixes!

Já pensou em ter um peixinho como bicho de estimação? A Bruna Polycarpo Felippe, de São Paulo, já tentou ter um em casa. Porém, parece que o animal não teve uma vida muito longa, já que a menina enviou uma carta aqui para a Redação da CHC com a dúvida: por que os peixes de aquários domésticos morrem com facilidade?

O veterinário Luiz Paulo Fedullo, do Zoológico do Rio de Janeiro, responde a questão: “Peixes são animais muito sensíveis. Por isso, quem quer ter um precisa ser bastante paciente”, explica. Além disso, é preciso tomar alguns cuidados especiais.

Bonito e… saudável!

Primeiro, é importante observar as características biológicas da espécie de peixe escolhida. Enquanto alguns desses animais vivem muito bem em águas claras, outros precisam de águas mais escuras, por exemplo. Assim sendo, é importante pesquisar sobre a espécie antes de levá-la para casa. Dessa maneira, você pode oferecer as condições ideais para o seu peixe viver.

Antes de levar uma espécie de peixe para casa, é preciso saber quais são as condições ideais para a sua sobrevivência e oferecê-las no aquário (foto: Wikimedia Commons).

Aliás, na hora de escolher um aquário, atenção! É importante que ele tenha um bom sistema de iluminação e de filtragem. E se você já tem peixes em casa, mas acaba de comprar um novo integrante para esse cardume, saiba que ele não pode se juntar logo aos demais. O bicho deve ficar de 20 a 30 dias em um lugar especial: o aquário quarentena, que não precisa ser muito grande ou movimentado. “O mais importante é que o peixinho fique isolado. Assim, se ele estiver doente, não vai contaminar os outros que já estão no aquário definitivo”, conta o veterinário Luiz Paulo Fedullo.

Com todos esses cuidados, seu peixinho pode viver de cinco a dez anos, acredita? Para você ver que, tal como cães e gatos, esses animais também podem ser seus companheiros por bastante tempo!