
Quando pensamos no rio Nilo, localizado na África, é comum nos lembrarmos logo do Egito, dos seus templos, faraós, pirâmides e histórias fascinantes. Mas sabia que outro território dividia com o Egito o rio Nilo e o deserto do Saara, no Nordeste africano? E mais! Sabia que esse território também tinha poderosos faraós? Era a Núbia!
O nome provavelmente vem da palavra egípcia “nub”, que significa ouro, mineral muito procurado pelos faraós egípcios nas terras núbias. Os egípcios também se referiam à Núbia como Ta-Seti, ou “Terra do Arco”, por conta dos habilidosos arqueiros dos exércitos núbios. O ouro e os arqueiros atraíam a curiosidade dos egípcios. E certamente essa história vai atrair a sua também!
Um dos reinos mais importantes na Núbia era chamado de Cuxe, que foi dominado pelo Egito por um tempo. Nesse período, os núbios acabaram influenciados pela cultura da sociedade egípcia. Tiveram contato com a adoração a deuses como Hórus, Ísis, Osíris e Rá. E conheceram costumes como o uso de sarcófagos e tumbas em forma de pirâmide. Assim, quando morriam, os reis de Cuxe eram enterrados em pirâmides localizadas em cemitérios próximos da quarta catarata do Nilo.
Muito tempo depois, escavações feitas por arqueólogos descobriram no cemitério de Nuri mais de 50 pirâmides, 20 delas ainda de pé! No cemitério de El-Kurru, mais pirâmides de reis e rainhas núbios foram encontradas. Havia até tumbas de cavalos, demonstrando a importância destes animais entre a realeza de Cuxe.
Fábio Amorim Vieira
Programa de Pós-Graduação em História
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Laboratório de Estudos Pós-Coloniais e Decoloniais – AYA
Universidade do Estado de Santa Catarina
Matéria publicada em 01.07.2025
Para acessar este ou outros conteúdos exclusivos por favor faça Login ou Assine a Ciência Hoje das Crianças.
Helena Maria Lopes Damasceno.
Pensei que os faraós vivesem só no egito que materia legal.
Helena05\08\25